Mérida – México

25/06/15

Tempo fechado, pegamos a estrada em direção à Mérida, já no Yucatán. E o tempo foi piorando, até tudo ficar preto, com um vendaval forte, que balançava o carro , até cair uma tempestade que mal dava pra se enxergar 2 m à frente. Seguimos bem devagar, pois não havia muito acostamento e depois de um tempo, a chuva foi melhorando e pudemos seguir. Chegamos à Mérida no meio da tarde, ainda debaixo de chuva. Estamos no Paseo Montejo, uma avenida larga e bem arborizada, também perto do centro. Apesar da chuva, fomos procurar onde comer e achamos um restaurante italiano, cujo dono é italiano mesmo, e com a comida muito boa. É bom sair do chille um pouco, hehehe. Pedi um risoto, que estava ótimo e o Fê, claro, uma pizza, também muito boa. Boa comida e bom atendimento. A Itália tem nos salvo em vários lugares, hehehe.

26/06/15

Hoje vamos visitar Celestún, por uma estrada esburacada, uma pequena vila de pescadores, quase separada do continente e onde estão milhares de flamingos e outros pássaros. Esperamos um pouco até que chegasse mais gente, para dividirmos o custo do barco. Fomos com uma familia de 5 pessoas (cabem até 10) e nosso piloteiro, Manoel, é pescador e faz bico como guia, também. Ele nos diz que não é mais época de nidação dos flamingos, que podem chegar a 30.000, mas que os mais jovens ainda estão por aqui, se alimentando antes de seguir viagem. E quantos são?, pergunto. – Agora só uns 3 a 4.000. Ah, bom. Vamos em nossa lanchinha rumo à Reserva de La Biosfera da Ria Celestún e logo aparecem, fragatas, pelicanos, cormorões, patos. E, ao longe, uma mancha rosa, que aos poucos vamos divisando às centenas, os astros locais: flamingos. Desliga-se o motor do barco e vamos nos aproximando lentamente. Logo chega outro barco e parece que fazem pose, dançam um balé e se exibem para nós. Depois de um bom tempo por lá, seguimos margeando a borda e vimos não uma, mas duas raras garças tigre, uma águia negra e outros pássaros. Entramos pelo mangue, até chegarmos a um rio de águas cristalinas e azuladas, com vários olhos d’água brotando e peixinhos coloridos. Fê aproveitou para dar um mergulho e se refrescar, enquanto eu fiquei fotografando tudo. Vimos ainda uma garça azulada, outra tigre, garça real, gaivotas. E, no pier, de volta, uma iguana. Voltamos para Mérida debaixo de chuva, demos uma passada rápida pelo Centro Histórico, com sua Catedral e uma Galeria ao lado que lembra a Vittorio Emanuelle, de Milão, estacionamos a Cherry em nosso hotel e voltamos ao Paseo Montejo, com seus casarões neoclássicos da época dos barões do sisal e que hoje abrigam bancos e museus. Voltamos ao italiano e Fê pediu uma focaccia gigantesca, mas deu conta do recado, hehehe. Amanhã, destino: Cancun, para encontrar as amigas Ana e Sílvia. Uhuhuh!