Lake Tahoe, California – USA

03/04/15

seguimos pela Sierra Nevada, passando por pequenas cidades e, às vezes, um aglomerado de meia dúzia de casas, entre montanhas e vales. Lembrou-nos muito a paisagem rural de Minas Gerais, com pequenas fazendas entre as montanhas e suas estradas sinuosas. Outras vezes, parecíamos que tínhamos voltado no tempo e estávamos num povoado poeirento do Velho Oeste. Nosso destino hoje é Lake Tahoe, um grande lago de água doce situado nas montanhas da Serra Nevada, a uma altitude de 1897 m, na fronteira entre os estados da Califórnia e Nevada. O lago Tahoe é o maior lago alpino da América do Norte, e sua profundidade é de 501 m, o que faz dele o segundo mais profundo do país (atrás apenas do lago Crater, no Oregon, que não visitamos). O lago foi formado há cerca de dois milhões de anos e faz parte da Bacia do Lago Tahoe; seu desenho atual foi formado durante a última Era do Gelo. É conhecido pela transparência de suas águas e pelo panorama formado pelas montanhas que o cercam de todos os lados. O lago é uma das principais atrações turísticas dos estados da Califórnia e Nevada. Nele se encontram inúmeras estações de esqui, no inverno, e parques, praias, áreas de mergulho e locais para recreação ao ar livre, durante o verão. A neve e o esqui são dois dos principais atrativos para a economia e a reputação local. O lado do lago situado no estado de Nevada também tem grandes cassinos, que são proibidos na Califórnia. É só atravessar a rua se quiser fazer uma fézinha…. Chegamos pelo sul e pegamos a rodovia 89 que contorna o lado oeste do lago e fomos subindo. Paramos várias vezes para admirar a imensidão azul do lago cercado pelas montanhas. E a transparência da água impressiona e vai de um verde azulado bem claro, até um azul escuro, que vai mudando com a incidiencia do sol. Várias casas de veraneio nos penhascos á beira do lago e pequenas marinas na parte plana. Do nosso quarto avistamos o lago, a perder de vista. Fomos até a praia, em frente, mas o vento cortante e a água gelada não combinavam muito com nosso conceito de praia, hehehe. Mas deu pra apreciar o sol se pondo atrás das montanhas e a lua nascendo do outro lado.

04/04/15

vimos que existem várias trilhas por aqui, e fomos seguindo contornando o lago, agora pelo lado leste, passando por King’s Beach e Crystal Bay, uma baía ainda mais cristalina. Mas bateu preguiça e resolvemos deixar as trilhas e parar na Heavenly Village, uma área de esqui (sim, ainda tem neve por aqui) e bater perna por lojinhas, tomar um chocolate pois a temperatura está uns 10o C. Em South Lake Tahoe, entramos em uma área de casas em meio a vários canais e que têm um carro na garagem da frente e um barco, nos fundos. E várias cerejeiras floridas. Mais fotos em Emerald Bay, com suas águas cristalinas e esverdeadas. Tentamos ir ao Vikingholms, uma casa de veraneio construída como um castelo em estilo escandinavo, mas o estacionamento estva lotado e desistimos. Quem sabe amanhã. Ainda passamos pelo Olimpic Valley, que foi sede das Olimpíadas de Inverno em 1960 e hoje é o segundo maior complexo de esqui do lago (o primeiro é Heavenly Village) e, durante o verão, tem festival de cerveja, música, livros. Completamos nosso contorno e voltamos para “casa”, para um descanso merecido.

05/04/15

voltamos ao Vikingsholm, uma casa com 38 cômodos, construída em 1929, Por Lora J Knight, em Emerald Bay, como uma casa de veraneio, com material da região, principalmente pedra e madeira, com métodos antigos de construção, evitando o uso de pregos. Ela também foi uma das financiadoras do primeiro vôo de Lindbergh sobre o Atlântico e também contribuiu para os estudos de muitos jovens carentes. Uma dama bastante ativa, à frente de sua época. Como hoje está frio e nevando (sim, ela voltou!), não tivemos problemas para estacionar. Descemos por uma trilha de uns 2 km, até a margem do lago, onde está o “castelo”, que, hoje está fechado. Mas, por ter quase 100 anos, está em ótimo estado. A neve e o frio apertaram, então decidimos voltar para “casa” e descansar o resto do dia ….

Vejam as fotos: