Monticello, The needles, Canyonlands – Utah

04/03/2015

saimos de Moab com sol, temperatura -10o C!!! Friiio!!! A estrada bem tranquila e antes de chegarmos a Monticello, fizemos um desvio para o Needles Overlook, um mirante a 2000 m , de onde se tem uma vista ampla, do alto, de Canyonlands. Em alguns trechos se podia avistar o rio Colorado, lá no fundo. Vimos também algumas minas de extração de potássio, que é bombeado para a superfície, para “lagos”, que evaporam e deixam o potássio que, então é recolhido. Voltando, pegamos uma estrada de terra até o Anticline Overlook, com vista para ainda outros canions. As caminhadas foram poucas e curtas, apenas para se chegar aos mirantes ou para fotografar. Do alto, vimos várias estradinhas de terra, lá embaixo. Quem sabe nos próximos dias poderemos circular por elas, hehehe….

05/03/2015

sem uma nuvem no céu, temperatuta -3o C, fomos para Canyonlands NP, na área de The Needles. Se no Arches fizemos muitas trilhas à pé, Canyonlands é para carros, 4×4, devido às grandes distâncias e pouca infra- estrutura. Ou então, para backcountry: botar mochila, tenda, colchão, comida, nas costas e sair caminhando por vários dias. E para isso, tem que se ter bastante experiência, pois sua sobrevivência só depende de você. Não é o nosso caso, no momento. Logo à entrada do parque, tem a Newspaper Rock, uma rocha coberta de petroglifos, com cenas de caça, animais e vários símbolos, sendo os primeiros atribuídos aos Pueblan, que viveram aqui de 100 AC até 1540 DC e os mais recentes, feitos pelos Ute, que ainda vivem por aqui; os estudiosos ainda não conseguiram decifrar. Mas supõe-se que conte uma história (ou seria estória???). Como ontem vimos os canions do alto, hoje estamos abaixo e pegamos a Lockhart road, que vai descendo ainda mais. Passamos o dia rodando por ela, até a trilha acabar. E conseguimos avistar os mirantes em que estivemos ontem, lá em cima! Aqui tem várias trilhas, algumas bem pesadas, que exigem pneus especiais, guincho e que é bom não fazer sozinho. Mas, tem também algumas mais tranquilas, que um 4×4 normal, como a Cherry, consegue rodar, sem problemas. E sempre tem aquele trecho mais estreito, um rio para cruzar, subidas e descidas mais íngremes. E, por todo lado, silêncio, solidão e paisagem de encher os olhos. Durante todo o trecho, só cruzamos com 2 verdadeiros cowboys, à cavalo e conduzindo um bezerro. Sim, porque pelo parque vimos gado, cavalos soltos, abrimos colchetes, passamos mata-burros. Saímos da trilha com o sol se pondo de um lado, e a lua cheia nascendo do outro. É tão fácil ser feliz …

06/03/2015

novamente sol, dia lindo, temperatura 3o C, voltamos ao Canyonlands NP, e hoje seguimos pela estrada pavimentada, parando por 2 vezes para fazer trilhas à pé. Uma pelas pedras, a Pothole Point, que leva aos “potholes”, várias poças d’água pelas pedras, e com vista panorâmica dos canions e formações. A outra, um pouco mais longa, a Slickrock Foot, ao lado do Big Spring Canyon, com vários canions e vistas das Needles, formações rochosas espiculadas, como agulhas e acessíveis apenas por trilhas de “backcountry”, ie, trilhas selvagens, percorridas por vários dias e acampando. No final da estrada pavimentada, duas áreas de camping, com infraestrutura mínima, como banheiros e água potável. E várias pessoas acampando ….

07/03/2015

mais uma trilha por Canyonlands, dessa vez, aquela quenão conseguimos ir de carro, Elephant Hill, que já começa com uma subida íngreme pelas pedras. E logo fomos passados por um car numa Cherokee antiga, com rodas mais altas, que subiu sacolejando. Continuamos subindo e mais a frente, encontramos com ele, voltando. Paramos para conversar e ele disse que não se lembravva que a estrada era tão difícil e achou melhor voltar por medo de quebrar o carro. Esta é uma regra básica de off-road: nunca faça uma trilha muito difícil sózinho, pois se tiver problema, não tem ninguém para ajudar e nem como pedir socorro. Continuamos à pé e, realmente, tem trechos muito íngreme e irregulares, com ângulo de ataque muito grande nas subidas, áreas onde se tem que ir de ré, pois não dá pra fazer a curva. Não é uma trilha fácil pra 4×4. Mas, em grupo deve ser bem divertido. Esta trilha interliga-se com várias outras e pode-se caminhar dias, o que muita gente faz. Fomos até certo trecho e voltamos. Como o dia estava ensolorado, temperatura de uns 10 graus, deu até para suar, hehehe.

08/03/2015

bateu preguiça e ficamos aqui pela cidade mesmo …

09/03/2015

com sol e temperatura de 11o C, voltamos à Canyonlands, para fazer a trilha do Chesler Park. Nossa intenção era emendar com a Joint Trail, que tem uns canions bem estreitos, mas quando chegamos à bifurcação, já eram 3 hs e teríamos mais 2 km pela frente e depois, voltar uns 6 km. Como o sol se põe por volta de 6 hs, achamos meio apertado e resolvemos voltar. Canyonlands tem muita trilha, para todo gosto e áreas para camping selvagem, mas sem qualquer infra. Você tem que trazer suas coisas, inclusive água e levar tudo de volta, inclusive lixo e dejetos fisiológicos. Isto mesmo, quando você retira a permissão para acampar (para saberem que você está por lá, em caso de emergência) você “ganha” bolsas prôprias, com tratamento químico anti odor, para armazenar seus dejetos e trazê-los de volta. Nada de “chamado da natureza”, hehehe. Na cabeça da trilha, tem recipientes próprios para você deixar seu “material”. Isto é que é primeiro mundo. Você fez a m…., você cuida dela e traz de volta, kkk. Quando estávamos voltando, encontramos uma moçada, carregada com barracas, mochilões, água, indo acampar. Imagino como deve ser o céu aqui, à noite….