Estes Park, Colorado – EUA

19/02/2015

Mais uma vez, juntar as tralhas e cair na estrada. Dia lindo, temperatura 10o C. Pegamos a estrada para Estes Park, cidade que fica na porta do Rocky Mountain National Park (RMNP), onde passaremos os próximos dias. Passamos pela periferia de Denver, mas não entramos, pois o trânsito estva pesado. E as Rockies sempre à vista. Quase chegando a Estes Park, num entroncamento da estrada, um prédio nos chamou a atenção, pois tinha um letreiro: Headquarters Cannabis Co, Marijuana – Medicinal and Recreational. Isto mesmo, venda de maconha legalizada, não só como remédio ( que aqui se compra com receita médica), mas também para fim “recreacional”. Coincidentemente, daí a pouco ouvimos no rádio que há muita controvérsia quanto a esta liberação aqui no Colorado, pois a lei federal proíbe o consumo de maconha e a lei estadual, em teoria não pode se impor. De qualquer forma, atualmente está liberado, para alegria dos malucos de plantão, hehehe. Como ainda era cedo, resolvemos ir até o parque tomar informações e fomos super bem atendidos por um senhor, que nos deu várias dicas do que poderíamos fazer, pois, mais uma vez, a parte alta está fechada esta época do ano. Como nosso hotel está mais à frente, resolvemos ir pelo parque mesmo, aproveitando o bom tempo. Deu até pra fazermos uma trilha até o Bear Lake e a Alberta Falls, que claro, estão congelados. Os brazucas aqui de botas de caminhada, normais, e a galera com calçados de neve (sabe aquele, que parece uma raquete amarrada nos pés?) e bastões de caminhada. Mas conseguimos ir bem, pela trilha bem demarcada e, maravilha, nenhum dos dois caiu!!! Seguimos cruzando o parque e, nosso hotel fica a 2 milhas da entrada, bem pertinho. Na verdade é um chalé, à beira do rio, super bonito, e todo equipado, o que quer dizer uma comidinha caseira. E, por ser baixa temporada, com bom preço. Êêêba!

20/02/2015

nevando de leve, pegamos uns “snowshoes” com o rapaz do hotel e voltamos ao RMNP. Pegamos uma outra estrada e paramos no Hollowell Park, para fazermos uma trilha. Ainda nevando de leve e, como não parecia haver muita neve na trilha, não colocamos nossos snowshoes. Temperatura de -3o C, tempo fechado, neve caindo e depois de uns 600 m, começou a ter neve no chão. Mas, como era pouca e tinha parado de cair, resolvemos continuar. Já tínhamos andado uns 2 km quando encontramos 2 senhoras que estavam voltando e nos disseram que dali a pouco, a neve chegava até o joelho e que nossas botas não eram adequadas. Seguimos mais um pouco, até uma ponte e logo depois a neve realmente estava alta. Demos meia volta e regressamos pro estacionamento. Lá estavam as 2 senhoras que havíamos encontrado, Corinne, 72 anos e Ruth, inacreditáveis 88 anos. São hikers experientes e ficamos conversando um pouco. A trilha que haviam feito tinha uns 10 km, sob neve e frio, com boas subidas e descidas. Espero chegar naquela idade com a mesma lucidez e vitalidade. Exemplos a serem seguidos. Resolvemos dirigir mais um pouco e fazer putra trilha, agora com nossos sapatos de neve. Fomos para o Dream Lake, de onde se avista o Hollet Peak. Pela metade da trilha a neve começou a cair pesado e não se conseguia enxergar as montanhas ao fundo. Andamos o tempo todo na neve, passando por trilhas bem estreitas na beira, mas chegamos ao Dream Lake. Só que com o tempo fechado e a neve caindo forte, não pudemos apreciar as montanhas. Mas foi uma experiência bem legal, caminhar sob neve e cercados pelo silêncio. Quando chegamos de volta, a Cherry estava coberta de neve, bem como a estrada, e neve caindo … Passamos pelo centrinho de Estes Park, e como já estava escurecendo e o frio aumentando, voltamos pra nosso chalé com lareira.

21/02/2015

nevou a noite toda e hoje o dia todo. Acho que caiu uns 30 cm de neve. Fomos ao parque pela manhã, mas estava nevando muito, a visibilidade ruim, -6o C e assim, resolvemos voltar pra casa, fazer uma comidinha, acender a lareira e curtir o friozinho. A previsão para os próximos dias não é muito animadora: mais neve e, talvez, chuva. Faz parte ….
22/02/15 – neve continua caindo e a temperatura também; pegamos uns filmes, livres, acendemos a lareira e ficamos curtindo o frio dentro de nosso chalé quentinho. Amanhã voltamos pra estrada…