Colorado Springs, Colorado – EUA

15/02/2015

Pleno domingo de Carnaval (????), nos despedimos, uma vez mais, da família de Dallas, e voltamos pra estrada. Nosso destino é o Colorado e seus parques. A temperatura aqui em Dallas, estava agradável, por volta de 10o C, mas a previsão é de piora nos próximos dias, ainda mais que estamos indo pro norte. O dia está meio nublado e cruzar as estradas planas do imenso Texas, pode ser meio monótono. O que vemos são campos ressecados e muito pouco gado, típico do inverno. Nem os famosos “longhorns” conseguimos ver. Fim de tarde, paramos num motel à beira da estrada, para dormirmos. Boa cama e bom chuveiro.

16/02/2015

Deixamos o Texas para trás, cruzamos o canto do Novo México e entramos no Colorado. Aqui já observamos as montanhas ao fundo e um pouco de verde, mas tudo coberto pela neve. Até um vulcão avistamos! Extinto, naturalmente. Sim, estamos de volta às nossas amadas Rochosas!!! Chegamos a Colorado Springs no meio da tarde. É um dos destinos turísticos mais procurados do Colorado, com atrações históricas, de lazer e geológicas. Fundada em 1858 como “El Paso” (está na base do Ute Pass Trail) por um grupo de mineiros do Kansas, teve o nome mudado para Colorado City e em pouco tempo era a capital do estado. Em 1870, um magnata comprou terras por ali e criou uma nova cidade, que é hoje Colorado Springs, que cresceu como um resort, atraindo investidores e turistas, bem como os mineiros que tiveram sorte na corrida do ouro pelas Rochosas. Já Colorado City, que dependia do salário de quem trabalhava nas minas, com o fechamento destas, entrou em declínio. Na década de 1970 e 80, Colorado Springs teve um boom no turismo e a cidade continuou crescendo. Além disso, abriga o US Olympic Training Center e a Academia da Força Aérea, onde são treinados os futuros “top guns”. Nosso B&B, Rocky Mountain Lodge, fica numa área tranquila, com vistas para as montanhas nevadas e é muito bonito, todo em madeira, com muitas peças de artesanato e típicas da região. Fomos recebidos pela Debbie e Brian, os proprietários, mesmo estando adiantados para o check-in. Deixamos nossas coisas e saimos para comer, com a temperatura a -8o C e tempo fechado. Muita coisa fechada, pois hoje é feriado, President’s Day. De volta ao nosso quarto quentinho, banho, ler um pouco e dormir.

17/02/2015

Amanheceu um lindo dia de sol e temperatura – 10o C, com muita neve pela janela. Fomos ao Pikes Peak Park, mas estava fechado devido à neve e o ranger nos disse que estavam limpando e abririam mais tarde. Fomos então ao Garden of the Gods (jardim dos deuses), um parque de formações rochosas avermelhadas, de formas bizarras, esculpidas pela natureza por milhões de anos, antes mesmo das Rochosas se elevarem. E o que é bom e raro, é de graça! Pode-se ir de carro, à pé, a cavalo, de bike. Dá pra ver as placas de rocha que se elevaram, quando a àrea estava sendo formada. Como verão nas fotos, não gostamos muito da disposição e tentamos mudar algumas rochas de lugar, hehehe. De volta à Pikes Peak Hwy, a ranger nos disse que estava parcialmente aberta e resolvemos ir mesmo assim. Nesta època do ano, devido à neve, não se pode ir até o cume, mas só até metade do caminho, mais ou menos. E hoje, um pouco menos. Mas vale a pena. Lago congelado, pinheiros cobertos de branco com o sol refletindo, os picos nevados e a paisagem do vale e cidades abaixo; muito lindo. Chegamos no ponto onde estava bloqueado, desci para tirar fotos e, passou um ranger com uma caminhonete limpa-neve e nos disse que achava que iriam abrir mais um trecho. Esperamos e logo liberaram e subimos mais uns 4 km, morro acima, com uma vista mais próxima do Pikes Peak e as Rochosas ao fundo. O chato é que as trilhas à pé e áreas de piquenique também estavam fechadas. Mas, a segurança vem em primeiro lugar, e nos divertimos mesmo assim. Como o dia ainda estava claro, resolvemos tentar mais uma atração, a Winds Cave, uma série de cavernas, com suas estalactites e estalagmites, em vários salões. Legal, mas as grutas de Minas Gerais são mais grandiosas e bonitas. Final de tarde, voltamos para nosso B&B, para uma sopa quentinha. A temperatura mais alta hoje foi de – 2o C. Brrrrr!!!

18/02/2015

Dia ensolarado, temperatura mais alta: 3o C. Já estamos até achando que é amena, hehehe. Fomos dar uma caminhada pelo Red Rock Canyon Park, um área com várias trilhas, lagos, pinheiros e as rochas vermelhas. Muitas pessoas com cachorros no início da trilha, outros com bastões de caminhada para trechos maiores. A altitude aqui é perto de 2500 m, e a respiração às vezes fica difícil. O jeito é ir mais devagar e se hidratar bem. Mas sempre é bom estar ao ar livre. Saindo de lá passamos pela Velha Colorado City, que parece saída de um filme de faroeste e pelo centro de Colorado Springs, com edifícios modernos e pessoas andando rápido em suas roupas de executivos. Como o dia estava bom, resolvemos ir até a Academia da Força Aérea, onde são formados cadetes e futuros ases do ar. Meio decepcionante, pois só se pode ver os prédios por fora e nada de aviões. Apenas um ou outro que já não voa mais. O mais legal é a Capela dos Cadetes, com seus vitrais coloridos e formato de aviões.