Stratford, Prince Edward Island – Canadá

30/11/2014

Deixando Summerside e seguindo para Stratford, para explorarmos o lado sul e leste da ilha. Como sempre, seguimos por estradas menores, margeando a costa e passando por pequenas vilas. A paisagem é a mesma: campos nevados, igrejas em todas as vilas, pequenas fazendas com campos também cobertos de neve. Nesta época, não há mais pastagens e o gado é alimentado com o feno armazenado. Tentamos passar por alguns parques, mas, como sempre nesta época, estão fechados. Mesmo assim, ainda conseguimos caminhar alguns trechos e mesmo, chegar à praia. Só para olhar, claro, pois se fora está frio, imagina dentro d’àgua, hehehe. Paramos em Charlottetown, que é a capital da ilha e local da Conferência de Charlottetown em 1864, o primeiro encontro de estadistas canadenses para debater a proposta da Confederação canadense, criação do Canadá. Com uma população de umas 65 mil pessoas, tem a parte antiga, que consta dos primeiros 500 lotes designados pelo Cap Samuel Holland em 1794, e o “waterfront” que dá no porto, de frente para o rio Hillsborough, com vários prédios históricos, e por onde passamos rapidamente, pois estava ventando e frio, e fomos almoçar. Uma bela parmigiana! Apesar de pequena, a cidade tem excelente infraestrutura, com vários shoppings e universidades. Depois de bem alimentados, seguimos para nosso B&B, Ocean View, com uma bay window e varanda com vista para o rio Hillsborough. No verão deve ser bem agradável ficar sentado ali fora. Agora, 1o C, melhor apreciar a paisagem de dentro do quarto aquecido, hehehe.

01/12/2014

Fazendo hoje 10 meses que pegamos a estrada… Muitas experiências novas, novas amizades, algum stress. Mas, a parte positiva é tão maior que nem lembramos as dificuldades. É um exercício diário de superação para lidar com os imprevistos, com o cansaço de muito tempo na estrada, a cada dia uma cama diferente, ás vezes não muito confortável, noite mal dormida, o mal humor do parceiro(a), divergência de opiniões; mas também, de tolerância, para aceitar e entender o limite do outro. Afinal, são dez meses de “confinamento”, juntos 24hs/dia e se não houver tolerância, cumplicidade, respeito e amor, a coisa desanda. Claro que temos desavenças, mas um cede um pouco aqui, o outro ali e seguimos firmes. Hoje, amanheceu nublado, mas mais quente 4o C, hehehe. Tomamos nosso delicioso café da manhã e conversamos um pouco com Doug, nosso anfitrião, que muito gentil, nos deu um número de telefone para ligarmos para ver o que está aberto na região e também uma lista dos restaurantes da cidade. Com o sol já aparecendo, fomos fazer a parte superior da região leste da ilha, com suas inúmeras praias, falésias e baías. Apesar dos parques fechados, fomos seguindo a estrada cênica de Points East Costal Drive, com várias paradas entre Mount Stewart e St Peters, conseguimos caminhar nas dunas de Greenwich, uma caminhada na praia em Cable Head East, outra em Naufrage e seguindo até East Point. Às vezes, pegávamos umas estradas enlameadas, pra Cherry matar saudades, hehehe… Em vários pontos ao longo da costa estão faróis, no topo das falésias, mas mesmo assim há relatos de vários naufrágios por aqui. Que podem ser vistos por mergulhadores no verão. Última parada em Basin Head, onde estão as “singing sands”, areias cantoras, uma praia de areia fina que quando seca, ao se andar por ela “canta”. Com o sol já descendo, deixamos a costa e cortamos caminho para Charlottetown e, seguindo a sugestão do Doug, fomos comer no Merchantman e o que é mais típico do local: lagosta. Que estava ótima! Amanhã, vamos pra parte inferior desta região de PEI. Previsão de tempo bom. Eba!

02/12/2014

Amanheceu com um lindo sol e temperatura de – 6o C, hehehe. Hoje faremos a parte sul da ilha. Praias de paredões avermelhados, faróis por toda a orla, baías, vilas de pescadores, sol alternando com neve, mas frio sempre. Mesmo assim, aproveitamos bem nosso último dia aqui em PEI e fizemos todo o perímetro da ilha e algumas partes do meio. No verão, com sol e parques abertos, deve ser muito gostoso, ir de cidade em cidade, parando para um lanche ou para caminhar pelas praias. Amanhã seguimos para a Nova Escócia, nossa última parada no Canadá.