Summerside, Prince Edward Island – Canadá

28/11/2014

Sol fraco, sem neve, temperatura – 8o C, pegamos a estrada para Prince Edward Island. Ficamos mais na estrada principal mesmo, que estava limpa e com montes de neve aos lados. As estradas menores não são limpas com tanta rapidez e, com o sol, pode se formar uma capa de gelo que pode tornar dirigir, um perigo. Mesmo assim, paramos para ver umas cachoeiras em Great Falls e em Magnetic Hill, uma subida em que o carro anda sozinho devido ao campo magnético local (como o Morro do Amendoim, em BH). Prince Edward Island ou PEI, é uma das 10 províncias do Canadá, a menor em terrtitório e população. Também conhecida como “Berço Da Confederação”, pois foi aqui que em 1864 ocorreu a primeira reunião para a criação do Canadá. É ligada ao continente pela Confederation Bridge, contruída sobre o estreito de Northumberland e inaugurada em 1997 (antes o acesso era por balsa) e que deu um aumento no turismo da região. Tem 12,9 km de extensão e 60 m de altura, em curva e é a mais longa ponte sobre águas geladas, do mundo. PEI também tem a maior concentração de malha viária do Canadá, e extensas trilhas para bicileta. De uma ponta a outra, são uns 350 km, com o lado oeste dando pro golfo de São Lourenço, o leste e sul, para o estreito de Northumberland. A economia local é centrada na plantação de batatas, pesca, principalmente lagosta e, mais recentemente, turismo. Com suas várias praias, dunas e falésias avermelhadas, aliadas ao ritmo tranquilo das pequenas comunidades e boa infraestrutura, vem atraindo cada vez mais turistas. Após cruzarmos a ponte, com um visual bem bonito, seguimos para Summerside, um pouco mais ao norte. Nosso B&B, Willowgreen Farm é em uma das muitas pequenas fazendas locais, mas bem próximo ao centro da cidade. Chegamos com a neve voltando a cair e fomos recebidos pela Laura, que nos acolheu super bem. Nosso quarto é maravilhoso, com uma lareira, antesala e uma big banheira. A casa é bem aconchegante, com um fogão de ferro na sala, que aquece bem o ambiente e também temos um café e chá para esquentar. Aproveitar para ler um pouco e relaxar.

29/11/2014

Depois de um ótimo café da manhã, pegamos o carro e fomos fazer a parte norte da ilha. Sol fraco, flocos de neve caindo e temperatura de – 6o C. O que esperar de hoje: sol, praia, neve, montanhas, cidades? Bem tivemos tudo isso, hehehe. Fizemos um “v” invertido, subindo pela costa oeste e descendo pela costa leste, passando por várias vilas, parando para ver o mar, observar a paisagem, tirar fotos. Como sempre, várias áreas fechadas por esta estação. Eles tem várias usinas eólicas, principalmente bem ao norte da ilha, que geram 15% da energia consumida. Paramos pra comer num restaurante simples em Alberton, mas que estava cheio, uma sopa deliciosa. O que é interessante, além de de praia e neve no mesmo lugar, é a cor da água, que em alguns lugares é avermelhada devido á alta concentração de ferro na areia e falésias, que, em contato com o ar, oxidam e dão este tom. Fica muito bonito, o contraste com a neve. O duro é só o vento, que leva a sensação térmica pra -14o C. Bbbrrrr, não tem luva que esquente minha mão. Voltando, brindados com um lindo pôr-do-sol no mar e uma lua crescente no céu. Perfeito!