Mont Tremblant, Quebec – Canada

16/11/2014

Novamente fomos acordados pelo alarme de incendio, nos vestimos rapidamente e descemos as escadas, para descobrir, uma vez mais, que era alarme falso. Isto é, alguém do condominio que é ligado ao hotel, fumou na escada e disparou o alarme. Mas, os bombeiros já estavam lá. A cada vez que os bombeiros são acionados, sem motivo, tem-se que pagar algo em torno de 3 mil dólares. Colocamos nossas coisas no carro e fomos pra estrada. Nosso destino hoje é Mont Tremblant, nas Laurentides Mountain. Temperatura menos 1o C e nevando de verdade. Resolvemos subir no mirante do Parc Mont Royal, mas com a neve e a neblina, não vimos muita coisa. Mas foi a primeira neve de verdade que estamos pegando, com tudo ficando branco. Quando paramos num posto para abastecer, fomos abordados pela Débora, uma brasileira do RS, que está aqui para o seu post doc. Ela e o marido, Mauricio, estão aqui há 6 meses e quando viram o nosso carro, vieram conversar. Ficamos batendo papo na loja de conveniencia do posto, trocando dicas de viagem e, seguindo a sugestão deles, seguimos pela 117, uma estrada secundária, mas com várias cidadezinhas e lagos. Mas, com o frio e a neve, só passamos mesmo, parando apenas para algumas fotos e comida. Nosso motel é bem aconchegante, com uma varanda, á beira do lago e hoje com a paisagem toda branca pela neve. Mont Tremblant é uma estação de esqui onde estão vários resorts, a village com hotéis menores e pequeno comércio e Saint Jovite, a cidade maior onde estão postos e supermercado. E tem também o Parc Mont Tremblant, que no verão tem muitas trilhas e lagos pra se divertir. Oui, aqui a língua é o francês e nem todos falam o inglês. A Kathy, que nos atendeu foi super atenciosa e nos deu várias dicas do que fazer. Mas, hoje vamos mesmo é baixar fotos e atualizar os textos, vendo a neve cair…

17/11/2014

Tudo branco, temperatura de -2o C, pegamos a Cherry e fomos em direção ao Parc Mont Tremblant. Pelo caminho pequenos vilarejos, pistas de esqui e lagos. Um pouco de tensão na estrada, pois há muita neve e às vezes, se forma uma camada de gelo e o carro não para, numa freada brusca. Mas, vamos devagar, aproveitando para curtir a paisagem tão atípica para nós. Chegamos ao parque eesta entrada está fechada. Tentamos a outra entrada, Secteur La Diable, e estava aberto. Aqui tem um Centro de Visitantes legal, agora meio devagar, pois acabou a temporada de verão e ainda não começou a de inverno. O parque tem uma corrida do Ironman e também trilhas para ski cross country, snowmobile, caminhadas com sapatos de neve. Como já era tarde e está anoitecendo ás 4:30 hs, resolvemos deixar para amanhã. Voltamos à cidade e fomos jantar num dos poucos bares abertos.

18/11/2014

Temperatura -5o C e mais neve cobrindo tudo. Mas, pelo menos, há uma brecha de céu azul. Fomos até a centre-ville, onde estão os resorts e vimos uma família de veados pastando á beira da estrada. Muitas áreas fechadas e outras em manutenção, pois logo começa a temporada de inverno. Mont Tremblant é o segundo maior centro de esqui do Canadá, atrás apenas de Whistler. Tem uma queda vertical de 645 m, 95 trilhas e 3 parques de ski com 14 lifts, incluindo uma gôndola expressa. Recebe uns 2,5 milhões de visitantes por ano. Com tanta neve, vamos acabar experimentando esquiar, um dia desses. Por ora, voltamos ao parque e fizemos alguma trilhas pequenas, em meio à neve, passando pelo lago Lauzon e as cachoeiras Croches e Du Diable. Na volta, um lindo pôr-do-sol entre as árvores cobertas de neve. Às 4:20 hs, hehehe.