Ottawa, Ontário – Canada

09/11/2014

Chegamos ontem final da tarde à Ottawa, a capital do Canadá, conhecida, inicialmente, como ByTown, quando o Rideau Canal foi construído em 1832, para ser uma via de comunicação e suprimentos, em caso de guerra com os EUA. Na verdade, nunca foi usado para fins militares. Foi usado para fins comerciais para navegação. Tem 202 km de extensão e 84 m de desnível, transpostos por 47 eclusas, que funcionam até hoje. Em 1840 foram construídas eclusas no rio St Lawrence, um caminho mais curto e o Rideau Canal foi perdendo importiancia e hoje é usado apenas para turismo. Pod-se percorrê-lo de barco em 3 dias. Temperatura de -1o C e caindo uns flocos leves de neve. Fomos caminhando, passando pela Catedral de Notre-Dame, construída em 1841, é a igreja mais antiga de Ottawa. Em estilo neogótico, tem a parte externa das torres revestidas de estanho brilhante e o interior como um céu noturno estrelado, além de muita madeira: e o coro com o órgão de tubos. Logo em frente está a National Gallery of Canadá, que mistura pedra e vidro e tem uma escultura de uma aranha gigante na porta, cercada por jardins com uma grande coleção de arte Enuit, povos das Primeiras Nações. Seguimos pela Ponte Alexandra, cruzando o rio Ottawa e chegando a Gatineau, e seguindo pelas suas margens ajardinadas onde está o Canadian Museum of History, em pedra, mas ondulado, em homenagem à crença aborígine de que o mal é desviado pelas ondas. Continuando, voltamos a cruzar o rio sobre a ilha Victoria, passando pela Biblioteca e Arquivos do Canadá, que mantém cartas, mapas, pinturas, posters e umas 60000 caricaturas e cartoons. Hoje só estamos vendo os museus por fora, hehehe. Quase em frente está a Suprema Corte e logo depois a Igreja de Saint Andrews. Seguindo, chegamos ao Parliament Hill, um complexo gigantesco em estilo gótico, com torres, arcos e gárgulas na fachada. Devido ao atentado ocorrido há algumas semanas, medidas de segurança mais restritivas foram adotadas e algumas áreas estão fechadas á visitação. Mas pudemos visitar a Memorial Chapel, uma capela que tem uma tumba e o nome de vários dos soldados mortos nas várias guerras em que o Canadá participou; e também a Rotonda de onde se eleva a Peace Tower, com sua coluna central e arcos elaborados. Como 11/11 é o Veterans Memorial Day e devido ao incidente que resultou na morte de um soldado, vemos muitas pessoas prestando homenagens e usando uma papoula estilizada, na lapela. Saindo dali, fomos ao ByWard Market, um mercado de comidas e artesanato e acabamos comendo por lá. Frio apertando, voltamos pro nosso hotel, By Ward Blue Inn, quentinho, que tem café e chá o dia todo e uma sala com lareira.

10/11/2014

Fomos caminhando até umas eclusas do Rideau Canal, logo atrás do Parliament Hill. Naquele trecho, estavam secas. Talvez para manutenção, pois quando chega o inverno, as águas congelam e o canal se torna um enorme ringue de patinação. Mais á frente, vimos uns soldados, um com roupa de escocês e gaita de foles e fomos seguindo-os. Era para a troca de guarda no Memorial aos Veteranos de Guerra e pudemos assistir. Seguimos andando, passando pelo National Arts Centre, onde ocorrem vários eventos culturais e seguimos novamente para o mercado onde almoçamos. Resolvemos voltar á catedral e conseguimos fazer umas fotos, antes da missa, que é rezada em francês. Aliás, daqui pra frente, entrando em Quebec, o francês é a língua mais falada.

11/11/2014

Antes de pegarmos a estrada fomos conhecer o Rideau Hall, onde vive o governador geral do Canadá. Chegando perto havia uma grande movimentação de polícia e daí à pouco saiu uma grande comitiva, com batedores, seguranças, etc. Em um dos carros estava a Princesa Anne, filha da Rainha Elizabeth, que veio para a celebração do Remembrance Day, que é hoje e tínhamos esquecido. Ouvimos depois no rádio que houve uma parada e cerimonial junto ao Veterans Memorial. Este dia é para que ninguém se esqueça daqueles que perderam sua vida no cumprimento de sua função e este ano, devido ao atentado recente, dezenas de milhares de pessoas compareceram. Lest we forget! Nous non n’oublions!