Detroit, Michigan, USA

31/10/2014

Chuva caindo, pegamos a estrada em direção a Detroit, muitos lagos e planura. Quando dizemos que vamos a Detroit, as pessoas nos perguntam: mas fazer o quê?? Nosso objetivo é fazer a revisão da Cherry e conhecer a fábrica da Jeep Grand Cherokee; e a cidade também. Chegamos com um baita trânsito e já anoitecendo, por volta das 5:30hs. Nosso hotel é em um dos vários subúrbios de Detroit, Dearborn, e tem um mall logo ao lado.

01/11/2014

Hoje, chuvoso, vamos conhecer o Henry Ford Museum and Greenfield Village. O museu, claro, tem a história e modelos dos primeiros carros desenvolvido por Ford e outros também. Tem vários carros usados por presidentes americanos e aquele em que o Kennedy estava quando foi morto. Tem também um gigante motor a vapor, locomotivas, aviões. Bem interessante. Todo dia eles montam um carro antigo (acho que é o Ford T1, um dos primeiros a ser construído em série e a preço acessível e que catapultou a Ford a se tornar a gigante que é até hoje) com a participação dos visitantes (demos nossa contribuição, hehehe). Henry Ford foi quem implementou a produção em série, que ainda hoje é usada nas várias montadoras. Ao lado está a Greenfield Village, uma cidade montada com casas do início do século vinte, que Henry Ford trouxe de várias partes dos EUA, algumas de americanos ilustres, como Webster, que organizou a língua inglesa americana e escreveu um dicionário usado até hoje; a casa e laboratório de Thomas Edison, inventor da eletricidade e de quem Ford era amigo pessoal; tem ainda escola, fazenda, uma fábrica de vidros, igreja, etc. E, claro, pode-se passear nos carros antigos e andar em um trem com locomotiva à vapor. Passamos o dia por lá e ainda tinha coisa pra ver.

02/11/2014

Acordamos cedo (na verdade muuuito cedo, pois esquecemos que aqui era uma hora a menos) pois tínhamos marcado a revisão da Cherry na Golling para as 7 hs e chegamos lá ainda noite e estava fechado. Só aí percebemos que era uma hora mais cedo. Fomos super bem atendidos pelo Mason e em menos de 2 horas já estava tudo certo. Com a ajuda do Jim conseguimos uma visita á fábrica da Jeep Grand Cherokee e havíamos combinado de nos encontrar com o Collin na Golling. Daí à pouco ele chegou e fomos seguindo-o até a fábrica, que não era muito longe. Fomos recebidos pelo que nos deu algumas informações: são uns 4000 trabalhadores, 855 robôs e mais de 1200 carros produzidos por dia. Em seguida, colocamos EPI e fomos com o John e o Paul até a linha de montagem, onde o Paul nos levou em um carrinho elétrico por toda a linha, desde a montagem das chapas da carroceria, colocação do motor, pintura, etc. Tudo muito rápido e limpo, boa parte do trabalho feita pelos robôs e poucos operários. A cada parte do processo tem um líder do grupo que está sempre pensando em como tornâ-lo ainda mais eficiente. Passamos umas duas horas lá dentro e achamos muito interessante. Nosso muito obrigado ao Jim, John, Paul e especialmente, ao Collin que nos acompanhou e foi super simpático. Isto só reforça nossa confiança em nosso carro e a certeza de que fizemos a escolha certa.