Jackson – Wyoming

13/07/2014

Deixando o Utah, passamos pelas pradarias e florestas do Idaho e seguimos até Jackson, Wyoming, entrada para os parques Grand Teton e Yellowstone. Pegamos estradas menores e boa parte vai por dentro dos parques e ao entrar no Wyoming, acompanhando o rio Snake. . A estrada é bem bonita, com a pradaria extensa, com campos de trigo e canola (Can(ada) oil) e, ao fundo, aos poucos, vão aparecendo as montanhas Rochosas, com seus contornos escuros e glaciares. Montes de lugar pra acampar, pescar, caminhar e fazer rafting. Muita gente descendo o rio de bote, caiaque e até bóias. Como brinde, vimos nosso primeiro par de águias americanas. Nosso hotel em Jackson Hole, é bem bonitinho, com floreiras coloridas penduradas. Se não fosse pelos carros, me sentiria numa cidade do velho oeste. Procurar uma lavanderia, para lavar a roupa e depois fomos comer no Gun Barrel, um bar típico local, que foi um museu de taxidermia no passado e hoje serve carne, inclusive de caça. Muitos dos animais empalhados do museu, hoje servem de decoração no restaurante, como um enorme bisão, logo na entrada. Como sempre, um exagero de comida, mas que comemos tudo, hehehe.

14/07/2014

Vamos hoje ao Grand Teton National Park, cujos picos fazem parte das Montanhas Rochosas e se erguem acima das florestas de coníferas, em meio a riachos margeados por flores silvestres, passando por lagos azuis, e cumes gelados e de granito. Antes dos europeus chegarem, esta área era importante para caça e coleta de plantas de várias tribos indígenas A estrada até lá tem bastante verde , muitos riachos e lagos; pegamos a Teton Park Road e fomos seguindo para a Jenny Lake Loop. Logo na entrada, a visão das 3 Tetons: Grand, Middle and South. Na Grand Teton, pode-se observar o sulco cavado pelo glaciar, que pode ser observado na face nordeste da montanha. Um pouco mais á frente, um veado, sem chifres (deer). Ao longo do caminho, vários pontos de paradas para observação e fotos, bem como trilhas de um kilometro ou de vários dias. Aqui, a paisagem é bem menos árida, com muito verde, rios e lagos. A temperatura também já é um pouco mais amena, o que faz as caminhadas mais fáceis. Por outro lado, mais mosquitos picando, o que requer uso de repelente. Também, boa parte das trilhas está acima de 2500 m o que torna a respiração um pouco mais difícil. Vimos alguns veados, mas não o alce. Vendo as montanhas, nos dá uma perspectiva melhor da vida: somos mesmo muito pequenos e insignificantes. Tem também uma baragem no lago Jackson, que estava com as comportas abertas. Ficamos procurando um urso, mas ele não apareceu … Mas, a variedade e o colorido das pequenas flores, compensou.

15/07/2014

Hoje saimos antes do sol nascer, para tentarmos ver mais bichos. Nascer do sol na estrada, com neblina nos campos. Logo após entrarmos no parque fomos recompensados com uma raposa e seus dois filhotes ao lado da estrada. A mãe logo se mandou para o meio do mato, mas os filhotes, curiosos, ficaram nos observando. Paramos o carro e conseguimos boas fotos. Muito fofos. Claro, não descemos do carro, pois são fofos, mas são selvagens e a mãe certamente estava por perto. Um pouco mais á frente, nos deparamos com uma estrada de terra e a Cherry não resistiu e foi por ela, hehehe. Vai pela parte alta do parque, e se avista o rio Snake, lá embaixo. Paramos e para nossa alegria, havia uma manada de bisões pastando lá embaixo, próximo ao rio, bem como um bando de veados. E o que foi bom, sem muvuca de gente tentando fotografar. Voltamos á estrada do parque e fomos seguindo, parando para algumas trilhas á pé, perto do rio ou dos lagos. Final do dia, voltar pra casa pois hoje o dia começou cedo e o cansaço já está batendo….. No hotel, conhecemos dois casais que nos deram várias dicas e nos sugeriram visitar o Glacier NP. Acho que teremos que ir.

16/07/2014

Hoje vamos a Yellowstone, que foi o primeiro parque nacional do mundo, criado em 1872; é uma arma fumegante que mostra o quão violenta a Terra pode ser, com seus vários geiseres, fumaroles e poços ferventes. É também um importante santuário de vida animal onde vivem veados galheiros, bisões, veados comuns, carneiro de chifre, alces, lobos, coiotes, leão da montanha, ursos pardos (grizzly) e negros além de vaárias aves e pássaros. Alguns incendios mudaram um pouco a paisagem em algumas áreas, mas a natureza já se encontra em plena recuperação. Mais preocupante é o crescente numero de visitantes a cada ano e a acupação das áreas ao redor do parque, o que ameaça a vida selvagem local. A estrada que percorre todo o parque é um oito e tem 142 milhas ( ~ 230 km), a Grand Loop Road. Resolvemos iniciar pela parte sul, mais próximo de onde estamos. Iniciamos pela Geiser Basin, nos dirigindo ao Old Faithful que não nos decepcionou. Logo que chegamos, lançou um jorro de água escaldante, que foi crescendo até atingir uns 8 metros, ao longo de alguns minutos. Depois se acalmou e continuou lançando apenas fumaça, até a próxima erupção. Ao longo de 1,5 km, caminhando, pode-se observar uma variedade enorme de geiseres e poços fumegantes. E também delicadas formações de geiserite, silicato mineral depositado pela água quente. Outra caminhada até o Grand Prismatic Spring, o maior poço de água termal do parque. Na volta, demos uma passeada na cidade e fomos comer uma pizza. Eeeba!!!