Salt Lake City – Utah

10/07/2014

Na estrada, em direção a Salt Lake City, capital do Utah e sede da igreja mórmon. Claro que fomos por estradas menores e aproveitamos para passar no Capitol Reef National Park, formado pela dobra do Waterpocket, uma linha maciça de penhascos que corre por milhas, de norte a sul, pelo deserto, como ondas gigantes em direção á costa. Logo que se entra no parque se depara com o paredão do Waterpocket Fold, seguindo o curso do rio Fremont; a Chimney Rock, que lembra uma grande chaminé. Seguimos pela “scenic drive”, por 25 milhas, uma estrada que já era usada pelos indios, bandidos, ambulantes e pelo próprio diabo, segundo alguns pioneiros mórmons. Pegamos uma estrada de terra para o Grand Wash, passando pelo leito do rio que estava quase seco em alguns lugares e com água em outros, pois estava chovendo ao longe. Paramos o carro no estacionamento remoto e fomos fazer a trilha á pé, em busca do Cassidy Arch. Sim, o mesmo Butch Cassidy lá do Red Canyon, também andou se escondendo por aqui. Lugar pra isso é que não falta!!! Depois de uns 40 minutos de caminhada, avistamos o enorme arco de pedra, de acesso bem difícil, pelo meio das pedras, com muitas subidas e descidas. Será que um cavalo passaria por aqui?? Também dava uma ótima visão da entrada do canion. Voltando, percebemos que o rio estava mais seco, apesar das nuvens pesadas ao redor. A Cherry tem encarado bem os vários tipos de terreno por onde temos rodado: asfalto, terra, areia, rocha, lama. Campeã!!! Passamos por uma área onde os índios , nos anos 600DC, desenharam grandes figuras humanóides nas rochas, com algo como um capacete na cabeça (mais Ets?), só visiveis com binóculos, devido á distancia. Próxima parada e mais uma caminhada morro acima, Hickman Bridge, uma grande ponte de pedra natural. Claro que tinha muito mais pra ver e andar, mas tínhamos que chegar a Salt Lake e voltamos pra estrada. Todos estes parques fazem parte do Grand Circle, uma área que engloba os estados do Novo México, Colorado, Arizona e Utah, onde estão as montanhas rochosas e ainda outros parques, como Arches e Canyonlands, que não visitamos. Quem sabe na volta … Sim, temos muito o que fazer na volta, hehehe. Seguimos pela estrada, passando pelas florestas do Staircase-Escalante National Monument e chegamos em Salt Lake, sem problemas. A cidade fica num vale, rodeada pelas montanhas. Nosso hotel fica bem no centro, em um prédio de 1910 e foi um dos primeiros hotéis da cidade. Banho e cama.

11/07/2014

Acordamos sem pressa e fomos andar pelo centro. Fomos ao Temple Square, uma grande área murada onde estão os vários edifícios da igreja Mórmon, incluindo o tabernáculo antigo, que só é usado em ocasiões especiais e o templo novo, aberto todos os dias. Os “elders e sisters” estão por todos os lugares, sempre sorridentes e prontos a te esclarecer qualquer questão. Mas não são impositivos. Você pode passear pelo local sem ser abordado. Fomos conhecer a Beehive (colméia), a casa de um dos primeiros pioneiros a se estabelecer aqui, Birgham Young, e a divulgar a religião. Nos unimos a um tour liderado por 2 “sisters”, e, por coincidência, uma era brasileira, a Tamires, de Rondônia, que como nos explicou está aqui cumprindo sua missão de 18 meses, aprendendo não só a religião, mas também, inglês. Como ela, existem vários jovens de várias partes do mundo e dos EUA. A área toda é super bem cuidada, com jardins maravilhosos. Saindo dali, fomos a um centro comercial, onde aproveitamos para comer. Na parte externa, tem uns esguichos randomicos de água, que fazem a alegria da criançada neste calor daqui. Ficam correndo, tentando descobrir onde vai subir o jato d’água e acabam esnopadas. Que inveja, hehehe. Apesar de não ser muito grande (uns 180 mil habitantes), a cidade é bem bonita, com áreas bem cuidadas e bastante espaço. Quase igual á Passos, onde nasci, hehehe. De volta ao hotel, baixar mais (milhares) fotos e tentar atualizar um pouco os textos, que estão bem atrasados. Á noite, saimos á pé, para comer uma pizza. Não tão boa quanto as nossas, mas boa. E o que é bom, pode-se andar á noite pelas ruas, sem se preocupar em ser assaltado….

12/07/2014

Tiramos o dia pra fazer nada. Enquanto isso, reservamos hotel na próxima cidade, atualizamos os textos e preparamos as fotos pra colocar no site. E pela net, Brasil perdendo de 3×0 pra Holanda. Ôh, tristeza!!!!