Boquete – Panamá

15/05/2014

Saimos em direção á Panamericana (que aqui chamam de Interamericana), que vai margeando a costa nuns trechos e, novamente, entra para a região de montanhas, em busca de Boquete. Não é o que estão pensando, esse é o nome da cidade. Seguimos a Panamericana até David, onde paramos para comer, e depois pega-se uma estrada também muito boa, até a cidade. Tempo chuvoso, muitas nuvens e neblina. Boquete está num vale, na provincia de Chiriqui e é um lugar para prática de trekking como subir ao Volcán Baru, observação de pássaros, rafting, tiroleza e também onde muitos panamenhos com dinheiro e estrangeiros têm suas casas de veraneio. O clima é parecido com o de Campos do Jordão. Nosso hotel, Tree Trek fica fora da cidade, no meio das montanhas com um visual muito legal e bangalôs de madeira. Jantamos no próprio hotel, comida muito boa e dormir ouvindo o barulho do riacho ao lado.

16/05/2014

Novamente tempo chuvoso (está começando a época das chuvas por aqui), então resolvemos fazer uma trilha aqui no hotel mesmo. Mata fechada, riacho, cachoeira e muitos pássaros e plantas diferentes. Aqui tem várias tirolezas, uma com 500m de extensão, a uns 40m de altura. Vimos vários grupos se divertindo. Mas não nos animamos, não. Como voltou a chover, pegamos a Cherry e fomos em direção ao Parque do Volcán Baru. Para subir são 5 horas e outras 3 para descer. Também, para todas as trilhas, agora tem que se contratar um guia. Isto porquê há 40 dias, duas meninas holandesas se perderam e ainda estão desaparecidas. A partir de então, não se pode fazer qualquer trilha sem guia. Realmente, não é dificil se perder, principalmente nas áreas de mata mais fechada. Apesar de ter sinalização para os principais parques, ás vezes há mais de um caminho e ás vezes, não há qualquer sinalização. Em seguida fomos ao sendero Los Quetzales. O quetzal é um pássaro de plumagem colorida, muito bonito, mas difícil de se ver. Durante a época de acasalamento, as penas da cauda crescem, podendo chegar a 2 metros. Infelizmente, está em risco de extinção em toda a América Central. Como não havia ninguém na entrada do parque, estava chovendo e não era época certa para o avistamento, resolvemos ir voltando. Paramos no centrinho da cidade para um café e nos divertimos com as várias placas da cidade, kkkk. Chuva forte a noite toda.
Tinhamos pensado em acordar cedo para ir ao volcán Baru, mas o tempo não ajudou. Assim, resolvemos curtir o hotel e atualizar o site. Várias pancadas de chuva ao longo do dia, de dar medo, com alguns intervalos. Mas nada do sol dar o ar da graça…. Jantamos cedo, pois amanhã é dia de estrada e mais uma fronteira: Costa Rica. Agora, céu estrelado…