Ingapirca – Equador

01/10/15

Seguindo a 2500m de altitude, cruzando vales e montanhas, seguimos pro sul, para Ingapirca. O visual é muito lindo, com montanhas majestosas, cujas encostas estão tomadas por campos arados. Os vales aqui são cultivados pelas famílias nativas e produzem batata, milho, favas, além de verduras e frutas. Passamos por pequenos povoados, com seus mercados e nativos, principalmente as mulheres, com suas roupas típicas e coloridas. Nossa pousada, Pousada Ingapirca, tem mais de 50 anos e era uma fazenda, antes. Muito bem cuidada e confortável, com móveis de época, com uma vista das montanhas e do complexo arqueológico de Ingapirca, que visitamos ano passado. Demos uma caminhada pelas trilhas da fazenda e jantamos por aqui mesmo.

02/10/15

acordamos cedo para irmos a Alausí, a uns 65 km daqui, para pegarmos o trem para o Nariz del Diablo. É um trem turístico, que percorre 12 km, pelo canion do rio, com subidas e descidas e curvas acentuadas. Custa US$30/pessoa e o trajeto de ida e volta demora 2h e meia. Tem um ponto em que a curva é tão acentuada, que o trem segue em frente e dá uma ré para mudar de trilho e poder descer. Faz uma parada de uma hora em Simbambe, onde há um pequeno museu, uma cafeteria e um show de dança típica pelos jovens nativos em suas roupas típicas. Imagina se o Fê não foi parar no meio da dança? Vai voltar um exímio bailarino! A volta é mais rápida, meia hora, demos uma volta pela cidade e voltamos pra nossa pousada, pra um delicioso jantar.