Cobán – Guatemala

09/07/15

Estávamos em dúvida se íamos para o lago Izabal, próximo à costa do Caribe ou para as montanhas, mas, com o tempo chuvoso, seguimos para a região de montanhas. Logo 50 km à frente, estava tudo parado: protesto de professores, que bloquearam a estrada. Demos ré até um posto, aproveitamos para encher o tanque e nos ensinaram um desvio. Lá fomos nós, estradas estreitas e esburacadas, até chegar em Sayaxché, onde tem-se que pegar uma balsa para cruzar o rio (Q$15, U$2). Cabem uns 9 carros de cada vez, mas a travessia é rápida. Fomos na segunda leva, junto com uns caminhões transportando gado. Detalhe: a cabine do “capitão” é de sapé! Descemos do outro lado, mais um desvio por obras e seguimos, passando por povoados bem pitorescos, com as mulheres em roupas típicas, lavando roupas nos rios, e crianças se banhando. Muitas casas não tem água ou energia elétrica. Também muitos meninos (e idosos) trabalhando na lavoura e carregando pesados fardos de lenha na cabeça. Muitos homens, rapazes e meninos portam um facão afiado, usado para cortar lenha, folhas de palmeiras (usadas para cobrir as casas), roçar o mato, etc. E mulheres e meninas com jarros d’água e trouxas na cabeça. A vida acontece à beira da estrda. Uma realidade bem diferente da que estamos acostumados. Com a chuva apertando e a noite caindo, finalmente, chegamos a nossa pousada, numa fazenda de café, sendo recebidos pelo Angél, muito simpático e prestativo. Com chuva, nada de internet. Jantamos e dormir.

10/07/15

Chuva pesada toda a noite de ontem e agora, chuvisco. Fomos até a centro de informações turísticas, no centro de Cobán e conseguimos alguns mapas e panfletos sobre a Guatemala. Demos uma volta pelo centro, e uma rua que é um mercado a céu aberto, com os nativos vendendo seus produtos; muito cheia e muito caótica. Paramos num café dentro de uma pousada para um suco e resolvemos voltar pro hotel. Aproveitar para escrever um pouco e programar nosso próximo destino. Para alegria do Fê, agora a internet está funcionando (lenta, mas funciona) e assim conseguimos reservar o próximo hotel e baixar nossa rota com o Google Earth.