Laguna Bacalar – México

04/07/15

Pela estrada, centenas de borboletas se espatifam contra nosso parabrisa. Nos aproximando da fronteira, chegamos à Laguna Bacalar ou Laguna de Siete Colores, que como diz o nome é uma lagoa com vários tons de azul, desde o azul do Caribe até o azul profundo. Nosso, B&B, fica às margens da lagoa e fomos super bem recebidos pela Gabriela e Maximiliano, seu shitzu. Nosso quarto tem uma vista magnífica da lagoa e nossa intenção é descansar e nos despedir do México. Demos um pulo até a cidade, que tem como destaque o forte de san Felipe, que servia para defender a região dos ataques piratas, passamos no mercadinho pra comprar água e comemos uma pasta bem mais ou menos. Aqui tem uma população de menonitas, fazendeiros, se vestem com macacões e camisas xadrez e que falam um alemão antigo (como os nossos de Pomerode, SC?), e um dos meninos estava vendendo amendoim torrado. Tentamos conversar com ele até percebermos que ele não entendia espanhol, só o suficiente para vender seu produto, hehehe. Voltamos pro nosso hotel e ficamos aproveitando nossa lagoa com seus vários tons de azul …

05/07/15

depois de nosso delicioso café da manhã, nos sentamos à sombra, à beira da lagoa para baixar fotos, escrever. Fê ainda foi snorkelar um pouco, mas eu fiquei trabalhando (hehehe), descansando na rede e observando os pássaros, principalmente uns gaviões. Aqui nos despedimos do México, com seu povo hospitaleiro e sua rica história. Ha sido un gusto conocerlos!!!

06/07/15

último acontecimento, antes de sair: chegamos à fronteira com Belize e a funcionária no guichê nos disse que teríamos que pagar para sair, a mesma taxa para entrar(usn US$40). Estranhamos pois já havíamos saído por outra fronteira e não pagamos. Mas, ali na hora, às vezes você fica na dúvida. Pagamos e ainda perguntei do recibo e ela disse que o carimbo de saída era o recibo. Hãhã! Fomos para a Aduana cancelar os papéis do carro e o Fê perguntou pra funcionária aí se realmente, teríamos que pagar a saída e contou o ocorrido. Ela disse que não e ficou muito brava, chamou a chefe que chamou um policial que disse pro Fê voltar lá e pedir o dinheiro de volta. E o Fê: – E se ela não quiser devolver? O policial:- Ela vai devolver! Fê voltou lá, disse que nos disseram que não tínhamos que pagar; e o dinheiro estava no bolso dela, mas voltou pro nosso, sem discussão. Agradecemos a funcionária da Aduana e o Fê deu uma bandeira do Brasil pra ela, que ficou emocionada. Ainda bem que para cada mau caráter em nosso caminho, existem dezenas de gente boa. Gracias, México!

Vejam as fotos: