La Paz, Baja California – México

05/06/15

pegamos novamente a estrada para o sudeste, passando por Cabo Pulmo, cruzando serras e desertos. Vamos para La Paz, no Golfo da Califórnia, mar de Cortês. La Paz é a capital da Baja Califórnia e tem uns 250.000 habitantes e tem no turismo sua principal fonte de renda. Mas um dos problemas enfrentados com o crescimento do turismo é a falta de água, afinal, esta é uma região desértica. Perto daqui estão várias ilhas, como a Espiritu Santo, onde vive uma colônia de lobos marinhos. Nossa intenção é ficar uns dias por aqui, para nadar com os lobos marinhos e também com um tubarão baleia. Mas, ao chegarmos no hotel, conversando com o pessoal, eles se dispuseram a ligar para ver se teria saída no dia seguinte. A resposta: tem um furacão, Blanca, ao sul da BCS, que está se movendo para o norte e oeste e pode causar uma mudança de tempo a qualquer momento. Então, temos que esperar amanhã de manhã, para nova previsão. Ficamos pelo hotel mesmo e demos uma olhada no Weather Channel para ver onde anda Blanca, no momento um furacão nível II.

06/06/15

más notícias: Blanca agora é um furacão nível IV e a Capitania dos Portos não liberou a saída de barcos nos próximos dias, até que o furacão tenha se dissipado. Portanto, nada de lobos ou tubarão baleia… Frustração total. Então, vamos a la playa!!! Fomos à Balandra, numa baía, uma praia de águas calmas, claras, cristalinas, morna e, bem legal, de uns 50 a 80 cm de profundidade. Pode-se caminhar dentro d’água, de uma praia a outra. Da areia pra água e vice-versa. Vida difíííícil…

07/06/15

Blanca continua indecisa, mas hoje os ventos estão mais fortes. Fomos até o centro da cidade, visitamos a Catedral com sua praça, andamos um pouco pelo Malecón, onde está uma escultura de Jacques Cousteau, o oficial naval francês, explorador e um dos primeiros a defender o meio ambiente. Também foi ele que desenvolveu o regulador usado em mergulhos até hoje, um dos primeiros fotógrafos e documentarista subaquáticos. Passamos a tarde no hotel e monitorando Blanca.

08/06/15

hoje pegaríamos a balsa daqui para o continente. Pegaríamos porquê, apesar de Blanca ter se transformado de um furacão nível IV em uma tormenta, os ventos e ondas estão fortes e a Capitania dos Portos não autorizou a navegação. Fomos até o escritório da Baja Ferry, na cidade e trocamos nossos bilhetes para amanhã e nos disseram que sairá, sem problemas. Só nos resta esperar e torcer pra que amanhã esteja mesmo liberado. E, enquanto esperávamos, conhecemos a Jafrie e o Richard, americanos e que tem um barco aqui. O Rich esteve em uma missão de paz no Brasil, nos anos 60, ajudando a instalar eletrificação rural em uma comunidade no vale do Paraíba, perto de São José dos Campos e fala português! Fomos conhecer o barco deles (pena que não deu pra sair por causa da tormenta) e depois fomos a um restaurante da marina, onde Fê fez caipirinha e ficamos conversando até tarde. Sem tubarão baleia, sem Isla Espiritu Santo, Jafrie e Rich salvaram nosso dia. Sem contar as coincidências: Rich, como Fê, é engenheiro eletricista e Jafrie, como eu, trabalhou com Oncologia. Realmente, o Universo conspira!!!