Edmonton, Alberta, Canada

09/10/2014

Acordamos cedo para pegar a estrada, pois passaremos pelo Banff e Jasper National Parks, pela Icefield Pky. Pela primeira vez, geada cobria a Cherry. Temperatura matinal: 1o C. E ainda é outono! Seguimos pela estrada do parque, com o sol saindo, mas dessa vez não vimos muitos bichos. Mas nossas amadas Rochosas estavam lá e, mesmo já tendo passado por aqui antes, curtimos muito vê-las, bem como os vários glaciares. Agora um pouco mais brancos. Chegamos a Edmonton com o cair da noite.

10/10/2014

Saímos andando pela cidade: passamos pela Churchill Square, onde estão a biblioteca, a Art Gallery, com seu prédio estiloso e moderno, fomos ao Visitor Center, ao lado do Centro de Convenções, que tem também passagens subterrâneas para interligar a outros prédios nos dias de inverno rigoroso. Cruzamos o rio e fomos pelo Valley Park até o Muttart Conservatory, na verdade várias estufas na forma de pirâmides, cada uma com um microclima diferente. Seguimos para Chinatown e Old Strathcona, a parte antiga da cidade e hoje redutos de modernos e alternativos. Aproveitamos para almoçar em um dos vários bares locais. Daí pegamos um ônibus e fomos até o West Edmonton Mall, o maior do Canadá e um dos maiores do mundo, com 800 lojas, hotéis, cassino, cinemas, parque de diversões com piscina de ondas, ringue de patinação no gelo e sei lá mais o quê. Dá para passar o dia todo lá e não conhecer tudo. Fomos assistir um filme, Dracula Untold, pra variar um pouco. Por pouco não pegamos a Oktober Fest daqui, que foi semana passada. Pegamos o ônibus de volta, que nos deixou na esquina do nosso hotel.

11/10/2014

Domingo, vamos ao Elk Island Park, a uns 30 km daqui. É o único parque do Canadá que tem cercas, pois a rodovia passa bem pelo meio dele. Não é muito grande, mas tem vários lagos e áreas para piquenique, caiaque, bicicleta e, claro, várias trilhas. Paramos no Visitor Center e o senhor que nos atendeu nos deu várias dicas e também um mapa com todos os parques do Canadá. Legal! Aqui vivem bisões, veados, elks e castores. Logo que entramos, vimos uma manada de bisões. Paramos para as fotos, claro. Seguimos de carro até o lago mais distante, fizemos uma trilha contornando-o. A vegetação predominante é de álamos (cottonwood), que agora já estão amarelando e perdendo as folhas, conferindo um ar meio desolado á paisagem. Uns poucos patos (acho que a maioria já migrou pro sul) e pássaros. Fizemos mais umas duas trilhas pequenas e paramos no Astotin Lake, o maior lago do parque e com uma extensa área para piquenique. Bem que tentamos fazer um, mas o vento estava forte e bem frio, assim, optamos por comer no carro mesmo. Ali tem uma casa dos pioneiros Ucranianos, que imigraram a partir de 1892, principalmente para as áreas rurais de Alberta, Saskatchewan e Manitoba. O Canadá tem a terceira maior população de descendentes de ucranianos, atrás apenas da Ucrânia e Rússia. A uns 10 km do parque tem uma vila ucraniana, contruída nos moldes antigos e com a igreja típica, mas que só “funciona” durante o verão, com comidas, artesanato, danças típicas. Seguindo pela estrada, vimos um lago com um amontoado de troncos e reduzimos. Logo vimos um castor nadando por lá, mas quando nos viu, mergulhou e se embrenhou pelo meio das plantas. Ficamos esperando um tempo, ele apareceu do outro lado, mas mergulhou novamente. Ainda paramos em mais uns dois lagos, mas nada de animais. Apenas patos.