Revelstoke,British Columbia, Canada

03/10/2014

Friozinho de 10 graus, mas com o sol aparecendo. Pegamos a estrada seguindo o Okanagan Valley, a região dos vinhedos da BC. Várias vinícolas pelo caminho, mas acabou que não paramos em nenhuma para visitar. Paramos algumas vezes para apreciar a vista dos lagos e montanhas, sempre seguindo pelas estradas menores, que é mais demorado, mas mais bonito. Estamos, novamente, indo em direção ás Rochosas e, da estrada, já vemos os picos altos e nevados. Na ida, cruzamos de sul para norte, e agora vamos cruzá-las de oeste para leste. Chegamos a Revelstoke, no meio da tarde, e que tem na entrada esculturas de ursos, que costumam aparecer por aqui á procura de comida. A cidade é bastante popular para esqui (ainda não é época) e também tem vários parques por perto, que queremos visitar.
Chegamos ao nosso hotel, The Cube, que era uma fábrica e foi remodelado, e fomos recebidos pelo Sergio, um chileno de Punta Arenas. Se nós estamos longe de casa, ele então… Nos deu algumas dicas sobre a região. Demos uma volta pelo minúsculo centro e fomos comer uma pizza e provar um Shiraz canadense. Muito bom!

04/10/2014

Dia nublado, com chuvinha fina; vamos hoje ao Mount Revelstoke National Park, que fica bem próximo da cidade e tem várias trilhas, de dificuldade variada. A estrada do parque já é bem bonita, com floresta e picos nevados e vistas da cidade e das montanhas, com nuvens abaixo de nós. Pelo caminho passamos por uma área que foi um “campo de internamento” durante a WWI (primeira guerra mundial) , construído em 1915 e para onde foram mandados imigrantes, principalmente, ucranianos, que foram considerados “aliados dos inimigos”. Haviam mais de 20 campos e 3 em outros parques (Jasper, Banff e Yoho), com umas 8000 pessoas. Estas pessoas foram comissionadas para terminar a estrada do parque, mas as condições no inverno eram tão ruins, que passavam a maior parte do tempo limpando a neve e cortando lenha para se aquecerem e este campo foi fechado já no primeiro inverno. Estacionamos o carro e resolvemos fazer uma trilha moderada, de 12 km, que leva até uns lagos no alto da montanha. De verdade, a trilha é bem puxada, sempre subindo e fomos parando, fotografando, descansando. Não se vêem animais, exceto esquilos e alguns pássaros, apesar do aviso da presença de ursos. Depois de umas 3 horas, chega-se a uma bifurcação, sendo que 2 lagos estão a menos de um km e o outro, a 4 km e para cima. Como já era o meio da tarde e também teríamos todo o trajeto de volta, resolvemos ver só os mais próximos. Águas claras, esverdeadas, no meio das montanhas e refletindo o céu nublado. Pegamoso carro e voltamos para nosso hostel. O hostel é novo e tem uma cozinha bem equipada, então resolvemos fazer uma salada e massa, acompanhadas de um vinho canadense. Haviam várias pessoas cozinhando e é legal para conhecermos outras pessoas e experiências. Depois do jantar, ficamos conversando com o Sergio e sua noiva, a Fabiana. Gostamos muito de conhecê-los e nem vimos o tempo passar.

05/10/2014

Resolvemos voltar ao Mount Revelstoke NP, para fazermos outras trilhas, hoje mais leves. A primeira, fomos até a Firetower, uma torre de vigilancia usada para prevenir incendios, antes da era dos satélites. Passamos também pelo Heather Lake, um pouco seco. Pelo caminho um esquilo (chipmunk) que enchia a boca com uma flor, que parece uma pluma, corria até a toca, esvaziava a boca, voltava a encher e assim várias vezes. Acho que estava forrando a toca para o inverno, hehehe. A segunda, fomos ao trampolim de onde Nels Nelsen, um imigrante norueguês, saltou de esqui, de 56 m, em 1916, na inauguração da pista, estabelecendo um novo record mundial, de 73 metros que durou de 1925 a 1930. Em 1933, perdeu a mão em um acidente de caça e teve que parar de competir, mas continuou participando como organizador dos torneios. Mais uma bela subida por entre as árvores e como o sol apareceu, deu pra termos uma linda vista da cidade e do rio Columbia abaixo, e também das montanhas ao redor. Novamente usamos a cozinha do hostel e conhecemos mais pessoas que curtem viajar e estão em busca de realizar seus sonhos e não só trabalhar. Dormir cedo pois amanhã é dia de estrada e queremos ainda passar pelo Glacier National Park, a caminho de Lake Louise.