Vancouver, British Columbia, Canada

24/09/2014

Dia chuvoso, tomamos nosso café e pegamos a estrada para Sidney, que fica a uns 30 km, onde pegaremos a balsa para Vancouver. Bastante movimento na estrada e na balsa. Esperamos uma meia hora na fila e embarcamos com a Cherry. Esta balsa não tem cabines, Pois o trajeto é curto, em torno de 1:45 hora, mas tem vários salões onde se pode ficar, cafeteria e também, internet. Demos uma volta pelos decks e lá fora, mas estava frio e ventando, então, resolvemos pegar um lugar lá dentro e trabalhar um pouco no blog. Chegamos a Sidney, o desembarque bem tranquilo e 1 hora depois, estávamos em nosso hotel, no West End de Vancouver. Na verdade é um flat, O Lord Stanley Park Suites, todo equipado, bem bonitinho, numa rua bem arborizada e perto de várias atrações. Acho que a Cherry vai ter um descanso, hehehe. Final de tarde, fomos passear na Robson Street (meio Oscar Freire) e conhecer um pouco da vizinhança. Na esquina do hotel tem uma churrascaria brasileira e com show de mulatas, ou melhor, de louras. Amanhã vamos encontrar com nosso “sobrinho” Fernando e a namorada Carolina, que estão aqui há dois meses, estudando e serão nossos cicerones nestes dias.

25/09/2014

Hoje amanheceu com sol, pegamos o metrô e fomos caminhar na W Broadway, procurando uma loja de equipamento fotográfico. Na volta, encontramos o Fernando e a Carolina no Canada Place, em forma de uma série de velas, onde atracam os navios de cruzeiro e de onde partem alguns passeios. Tem um centro de convenções, vários hotéis, bares e restaurantes por perto. Aqui está também uma escultura em forma de tripé, onde estava a tocha olímpica das Olimpíadas de Inverno de 2010. A tocha pode ser acesa em ocasiões especiais ou, se você pagar $5000 dólares canadenses. Daí se tem ótimas vistas do Burrard Inlet e das montanhas. Aliás, Vancouver é uma cidade linda, com prédios modernos, muito arborizada, vários bairros charmosos, com jardins e parques em toda a orla (que não é pequena) por onde se caminha por horas, sem perceber. Além de área para caminhada, tem também várias ciclovias, para os adeptos. Passeamos um pouco por lá e depois fomos comer uma comida japonesa, muito boa.

26/09/2014

Amanheceu chovendo forte e aproveitamos para escrever, pois estamos bem atrasados devido á correria das últimas semanas e o pau no PC que tem as fotos. Choveu o dia todo! Mas a previsão para amanhã é de sol. Vamos torcer! Depois de tentar por vários meios resolver o problema do nosso computador e não conseguir, o jeito foi apelar: levamos numa lan house aqui perto e o rapaz disse que consegue. Nem formatar conseguimos. Ainda bem que temos backup ….

27/09/2014

Sábado, nossos cicerones, Fernando e Carolina, não tem aula hoje então nos encontramos cedo para nosso passeio. Fomos caminhando até Gastown, onde nasceu Vancouver e que conserva muitos dos antigos prédios de tijolos. Aí está a estátua do Gassy Jack, um beberrão que viveu ali e ao chegar por lá, durante a corrida do ouro, abriu um bar, em torno do qual a cidade foi se formando. É a primeira vez que vejo um bêbado ser homenageado, hehehe. Tem também o Steam Clock, um relógio que solta vapor a cada 15 minutos. Na verdade, ele é movido a eletrcidade e não a vapor e só os tubos que apitam são a vapor. Dali, passamos por Chinatown, com seu lindo portal e inúmeros restaurantes de comida asiática, bem como lojas e mercados. Cruzamos a ponte e fomos ao Granville Island Public Market, que fica sob a Granville Bridge, e estava lotado. Lembra o Mercado Central de São Paulo, com uma profusão de bancas de frutas, frios, carnes, peixes e comida variada. Aproveitamos para almoçar por lá, apreciando o movimento. Logo ao lado há uma fábrica de concreto, onde na semana anterior, durante a Bienal de Arte, Os Gemeos grafitaram as 6 torres do local. É o único grafite tridimensional que eu já vi. Esta é uma imagem muito positiva do nosso Brasil. Muito legal. Pegamos o boat taxi até o Science World, um lugar mais para a garotada, mas que tem várias atrações para estimular a curiosidade dos pequenos e dos adultos também, os onipresentes animais empalhados, e o esqueleto de um Tyranossarus Rex, petrificado. E demos sorte, pois hoje era de graça, hehehe. Na volta, passamos pelo estádio, todo moderno, branco, lindo. E, claro, fomos conhecer a biblioteca, maravilhosa, num prédio redondo, moderno, com muita luz natural, vários andares, linda. Aí nossos amigos vão, ás vezes, estudar ao sair da escola. Dá até vontade de estudar!!! Seguimos nosso passeio, chegando á Robson, passando pela Vancouver Art Gallery que tem, na calçada, uma escultura de uma cabeça gigante, a Gum Head. De especial, as pessoas colam chiclete mascado na peça. Milhares …. Eeeca!!!!

28/09/2014

O rapaz pediu mais um tempo para reparar nosso PC; pelo menos parece que vai conseguir. Hoje, Carolina vai estudar e os dois Fernandos e eu, vamos subir a Grouse Mountain. Pode-se subir de teleférico ou a pé. Claro que vamos á pé. Pegamos o Seabus, uma balsa para cruzar o braço de mar e um ônibus até a base da montanha. Dia ensolarado, então a trilha está lotada, de gente de todas as idades e ritmos. Vamos pelo meio da mata, numa subida bastante íngreme, com muitas pedras e muuuitos degraus. Fomos subindo, parando, fotografando, descansando. Não foi a caminhada mais longa que fizemos mas certamente foi uma das mais íngremes. Depois de 2:45 hs, chegamos ao topo e, mais uma subida e degraus até o restaurante, para comer e beber algo. Lá em cima tem mais umas trilhas, para quem ainda tiver disposição. Tem uma área onde estão dois ursos marrons que foram resgatados após terem ficados órfãos e pode-se observá-los atrás da cerca. São enormes e muito lindos. Também assistimos a um show de lumber jacks, lenhadores que sobem em árvores enormes, racham toras de madeira, arremessam machado, etc. Pra descer, a única maneira é pegar o teleférico e ir apreciando a vista da cidade. De lá, fomos ao apartamento dos meninos, onde a Carolina nos esperava com um jantarzinho especial: arroz, feijão e bife. Delicioso!!! E ainda, de sobremesa, brigadeiro!!! Aproveitamos para falarmos com nossos amigos Agda e Siri (pais do Fernando) e demos boas risadas. Íamos embora amanhã, mas, com este tratamento VIP, resolvemos ficar mais uns dias. Fernando nos levou ao ponto de ônibus e nos disse onde descer. Mas, o ônibus mudou um pouco o caminho e quando percebemos, estávamos voltando pra casa deles, kkkk. Descemos, pegamos o metrô e chegamos sãos e salvos em nosso flat. Ai minhas perninhas!!!!

29/09/2014

Novamente chuva; afinal, estamos em “Raincouver”, hehehe. Nada melhor do que ir a um museu e foi o que fizemos. Fomos ao Museu de Antropologia da Universidade da British Columbia. Maravilhoso!!! Tem uma coleção enorme de totens e arte dos povos das First Nations. Nos juntamos a um passeio guiado que estava começando, o que tornou tudo muito mais interessante. Recomendamos o passeio guiado, pois ajuda a entender melhor o que estamos vendo. A guia mostrou os pontos principais de cada sala e depois pudemos ficar por lá vendo tudo com calma. Hoje demos folga pra nossos cicerones, que estão em provas.

30/09/2014

Dia de sol, vamos ao Stanley Park, que está bem perto do nosso hotel e tem uns 9 km de pistas e onde está o Aquarium, uma piscina e a Miniature Railway , para alegria da garotada. Começamos pelo Coal Harbor, com a W Georgia Street de um lado e o mar e os inúmeros barcos ancorados, do outro. Chegamos á Lost Lagoon, e resolvemos contorná-la, numa caminhada pelo meio da mata e observando os patos e cisnes. Seguimos pelo Stanley Park, passando agora pela English Bay e suas parias, a Rock e a Lighthouse. Seguindo, chegamos ao Totem Park, com vários totens, antigos e novos, agora esculpidos pela nova geração, mas mantendo as cores tradicionais. Seguindo pela outra margem, em meio ás cores de outono, chegamos ao ineicio e resolvemos voltar pro flat. Hoje é nossa vez de fazer o jantar e gostaríamos de fazer a sobremesa surpresa. Passamos no supermercado, mas não achamos uma fôrma adequada. Mas, achamos forminhas de brownie, que devem servir. Nossos amigos chegaram pontualmente e já estávamos com tudo pronto. Cardápio do dia: salada, arroz e frango á mineira. Sobremesa: pudim de leite condensado, que ficou bom, mas deu um pouco de trabalho pra tirar das forminhas, hehehe. Foi muito bom ter passado estes dias aqui, na companhia do Fernando e da Carolina, que são muito especiais. Adoramos!!!

01/10/2014

Hoje fazem oito meses que estamos na estrada. Como passou rápido!!! Demos uma passeada pelo Coal Harbor, novamente, e nos encontramos com nossos amigos pra nos despedirmos. Fomos caminhando até a English Bay, onde tem um conjunto de esculturas de metal, de risadas. Apesar de não estar tão quente, resolvemos tomar um sorvete e voltamos caminhando até a Robson St, onde nos despedimos de nossos amigos. Nossa vontade era ficar mais, pela companhia e pela cidade, mas temos que voltar para estrada. Obrigado, Fernando e Carolina, pela acolhida maravilhosa. Estamos torcendo pra que consigam realizar todos os seus sonhos e serem muito felizes. Certamente, teríamos muito mais a aproveitar de Vancouver, mas temos que seguir na estrada. Mas, quem sabe, voltaremos ….
Seguimos para Chinatown e Old Strathcona, a parte antiga da cidade e hoje redutos de modernos e alternativos.