Strathcona, BC, Canada

19/09/2014

Chuva novamente, mas esperada, pois estamos nos dirigindo á West Coast, também conhecida como Wet Coast, hehehe. Depois de 120 km de estrada margeando o braço de mar, chegamos ao terminal da BC Ferries e pegamos a fila de embarque. Depois de quase duas horas, finalmente embarcamos para uma travessia de 1:45 h. A balsa é um pouco menor que a da Alaska Marine Hwy, mas também tem todas as facilidades como restaurante, cafeteria, etc. Aproveito para escrever um pouco. Chegamos á Departure Bay, em Vancouver Island, e rumamos para o norte, para o Strathcona Park, na Hwy 19, com duas áreas principais, a do Buttle Lake e a do Forbidden Plateau, mais á oeste. Nosso lodge, o Strathcona Park Lodge, é também um centro de treinamento para atividades outdoor e formação de guias em áreas remotas, nascido do sonho de um casal, cuja família ainda toca o negócio. Está á beira do lago e cercado pelas montanhas, algumas com neve eterna no topo. Muita moçada por aqui e dá gosto ver o prato de comida que eles “matam” no restaurante do lodge. Final de tarde, apreciar o pôr-do-sol, enquanto batemos papo com nossas vizinhas canadenses, Gloria e Judith.

20/09/2014

Fernando está indisposto e resolveu ficar pelo hotel; assim, peguei a Cherry e fui até o parque. Seguindo as dicas da garota da recepção, resolvi fazer uma trilha até o Bedwell Lake. Pus no GPS, mas claro que fui parar em outro lugar, na Lady Falls Trail. Como era bem curta fui até lá conhecer a cachoeira, que devido á falta de chuva, estava meio minguada, mas bonita mesmo assim, com água cristalina. Resolvi confiar mais no mapa que o hotel me deu e fui seguindo até o fim da estrada, passando ao lado de uma mineradora e cheguei á Upper Myra Falls Trail. Como já estava por lá, resolvi fazer a trilha e, como era cedo, estava sozinha e tudo bem silencioso. Mas, não desisti e fui procurar a entrada para a Bedwell Lake Trail, que quase perdi novamente, pois está depois da bifurcação e só percebi porque olhei pelo retrovisor e vi a placa e voltei para checar. Era ali mesmo, numa estrada de terra, sinuosa mas cercada de árvores. Depois de uns 10-15 km chega-se ao estacionamento, onde tinha uns 4 carros parados. Aí, já era mais de meio dia, a trilha tem uns 12 km ida e volta, com uns 800m de subida. Mas, como temos sol até as 20 hs, achei que teria tempo. Peguei alguns suprimentos e água e me pus a caminho, caminhando entre árvores centenárias, ouvindo o canto dos pássaros e o barulho da água. Alguns trechos são bem íngremes e aproveitava para descansar uns minutos e comer e beber algo. Depois de umas 2 horas subindo, cheguei ao Baby Lake Bedwell, um lago menor, de água verde escura, onde havia algumas pessoas acampando. Mas, eu queria chegar ao lago principal e continuei subindo mais uns 10 minutos e, finalmente, lá estava ele, com águas claras e o sol faiscando, com ilhotas dispersas e cercado por montanhas com glaciares no topo. E tudo aquilo só pra mim!!! A sensação de estar ali é muito boa, rodeada por toda esta beleza e quietude, como se não houvesse nada de ruim no mundo! Depois de algum tempo de devaneio, hora de voltar pra real e fazer o caminho de volta… Como pra baixo todo santo ajuda, e já tinha tirado muitas fotos na subida, desci mais rápido, respirando o ar frio da floresta. Só depois, quando já estava no carro, pensei que, provavelmente, se fosse no Brasil, eu não teria coragem de ter ido sozinha. Mas aqui, em nenhum momento, senti insegurança, o que é muito bom. Logo na saída da estrada de terra, mais uma parada para fotos de uma área de lago com muitos tocos de árvores. Como já tinha observado, o Canadá tem um número extremamente grande de lagos. O número de lagos com mais de três quilómetros quadrados é estimado em cerca de 31.752 pelo Atlas do Canadá, com 561 lagos com uma superfície maior do que 100 km2. Quase 9% (891,163 quilômetros quadrados) da área total do Canadá é coberta por água doce. Não há nenhuma estimativa oficial do número de lagos menores que certamente é muuuito maior. Hoje tem um casamento aqui no lodge, então o pôr-do-sol foi da nossa varanda mesmo.