Haines, Alaska, EUA

01/09/2014

Pegamos a estrada, tempo chuvoso, em direção a Haines. Tínhamos apenas vislumbres das montanhas, encobertas por nuvens e neblinas. Já se percebe nas árvores que o verão está indo embora e o outono está chegando. As folhas vão adquirindo tons de amarelo, laranja e vermelho. E mesmo sem o sol, a paisagem parece iluminada. A cada curva, a cada subida, mais cores. Parece que estamos viajando por uma pintura. Muito lindo. Passamos mais uma vez pela fronteira Canadá- EUA, sem problemas. Estamos no fim da temporada, então já não vemos tantos motorhomes. Quase chegando a Haines, margeando o rio Chilkat, está a Chilkat Eagle Preserve e avistamos algumas águias voando e pousadas nas árvores. Chegamos a Haines e fomos ao Visitor Center, tomar informações e procurar hotel. Acabamos ficando em um no centro da cidade. Demos uma volta pelo centro e fomos comer próximo ao porto de barcos. Comida boa e a bom preço. Em seguida fomos ao Chilkoot Lake State Park, para tentar ver os ursos pegando salmão. Numa das paradas que fizemos, vimos o que achamos ser um golfinho, mas estava sozinho (o que não é comum) e só conseguimos fotografar o dorso. Mal estacionamos, vimos um grizzlie do outro lado do rio, que rapidamente entrou no rio, pegou um salmão e se mandou. Mal deu tempo de fotografar! Pegamos o carro e fomos subindo (nessa área não se pode ir á pé pelo risco de se encontrar ursos) e vimos outro. No final da estrada, haviam alguns pescadores, fly fishing, com isca artificial. Ficamos observando um pouco e, pegamos o carro e fomos voltando. Paramos de novo no começo e ficamos esperando, junto com vários outros carros. Daí a pouco veio uma ursa, bem gordinha, que se postou numa grade que tem ali no meio do rio e pegava os salmões que se enroscavam ali. Folgada!!! Ficou um tempão ali, se refestelando. Tem sempre um guarda-parque por ali para não deixar as pessoas saírem ou pararem o carro muito próximo pois se o bicho se sentir encurraldo ele pode ficar agressivo.

02/09/2014

Acordamos mais tarde, fomos ao mercado comprar algumas provisões e depois pegamos a estrada para a Mud Bay, onde estão alguns glaciares. Mas, com o tempo encoberto, não vimos muita coisa. Pegamos o carro e fomos até a trilha do Battery Point no Chilkat State Park, pelo meio da mata. Andamos 1,5 km até chegar na praia, com vista da Mud Bay. A praia é de pedra e a água bem gelada. Ficamos por ali, observando alguns barcos de pesca e como estava esfriando e garoando, fomos voltando. Daí, resolvemos ir novamente á área de observação de águias, fizemos uma trilha pela passarela que segue margeando o rio, mas vimos apenas algumas ao longe. Final de tarde, voltamos ao Chilkoot Lake, mas hoje não demos sorte, pois não vimos nenhum urso. Talvez o frio e chuva tenham espantado os bichos. Mas vimos muitas águias e gaivotas aos montes. Na beira do rio, alguns salmões semi devorados, sinal de que os ursos haviam estado por lá. Ao ir para a cama, resolvi dar uma olhada pela janela: céu estrelado?!?! Huumm, isto pode indicar chance de ver a aurora. Olhando o canal da Aurora Hunter, a probabilidade era de 2. Chegando novamente, uma atualização de 2 minutos, pulou para 7. Rapidamente nos vestimos, pegamos a Cherry e fomos para a estrada, procurar um lugar escuro. Umas 2 milhas da cidade, paramos, desligamos o carro e descemos com as máquinas fotográficas. E lá estava ela!! Não muito forte, nem tão dinâmica, mas presente. Ficamos apreciando o espetáculo, até que as nuvens foram chegando e não conseguimos mais vê-la. Mas, valeu a pena!

03/09/2014

Novamente, frio e chuvoso. Este é o final do verão alascano. Tivemos problemas no nosso PC e não temos como acessar nossas fotos e usar o Lightroom, que utilizamos para gerenciá-las . Um anti-vírus se instalou sem que pedíssemos e travou tudo!!! E só formatando. Vimos que este é mais um dos problemas do Windows8. Ah, e para ter acessoria da Microsoft, só pagando. Ainda bem que temos back-ups e um Mac e, aos poucos, estamos conseguindo migrar todo o trabalho para ele. Tiramos o dia hoje para isso e fomos á biblioteca da cidade, pegamos uma mesa ao fundo e, mãos á obra. Demos uma volta pela cidade, final de tarde novamente tentar ver os urso, sem sucesso. Vimos um anúncio de que haveria uma apresentação de um coral de crianças africanas, o African Children Choir (africanchildrenchoir.com) e fomos assistir. Muito legal e emocionante. São umas 20 crianças de 8 a 12 anos, de Uganda, muitas em situação de risco e que são mantidas por esta instituição e resgatadas por meio da música. Também têm escola e cuidados. Junto com elas viajam monitores, eg, voluntários. Durante a apresentação, mostram vídeos de outras crianças, hoje adultos, que conseguiram fugir do ciclo da pobreza e construir uma vida diferente e de sucesso. Pedem doações durante as apresentações, que revertem também para outras crianças mantidas por esta entidade em vários países da África.