Huilo Huilo – Chile

12/11/15

seguindo pela região dos Sete Lagos, uma região que nos lembra bastante as Rochosas Canadenses, com seus inúmeros lagos rodeados de montanhas e pequenas cidades. Vamos à Reserva Huilo Huilo, com bosques e um complexo de hotéis, cabanas e camping. Nos chamou a atenção os hotéis, Montanha Mágica, que parece a casa de um hobbit, revestido de pedra e plantas por fora e todo em madeira, por dentro, e uma decoração que parece saída de um conto de fadas; e o Nothofagus, que lembra essa árvore, todo em madeira, com todos os detalhes pensados para se sentir o clima da floresta. Muito legal. São várias trilhas, cavalgada, caiaque, tiroleza, spa, piscina aquecida. Além de passeios ao glaciar, esqui, randonné. Ok, é super turístico, paga-se por quase tudo, a comida não é grande coisa, mostra os sinais do tempo, mas o local é irresistível. Está entre as cidades de Neltume e Puerto Fuy, mas, por ser baixa temporada, boa parte do comércio está fechada. Fizemos algumas trilhas, passando por rios e cachoeiras, tudo muito lindo, mas frio e chuvoso.

13/11/15

só tem um guia que faz a caminhada no glaciar e não sentimos firmeza. Além disso, nos disseram que estava fechado devido às chuvas. Decidimos tentar pela Reserva Nacional Moscho – Choshuenco e fomos super bem atendidos pelo guarda-parque, que até nos liberou o caminho, mas avisou que havia muita neve e que, não passaríamos. Seguimos pela estrada do parque e, poucos km à frente, havia uns 50 cm de neve na estrada e não conseguimos seguir. Se a estrada estivesse limpa, era subir mais um pouco e, mais meia hora de caminhada, se chega ao glaciar. Fizemos uma caminhada leve pela beira do rio e voltamos à Reserva Huilo Huilo, para a trilha do Salto do Puma, margendo o rio Fuy e passando por um túnel de bambus, na tentativa de amenizar os respingos da cachoeira, que tem um belo volume de água gelada e cristalina. Mesmo com a capa de chuva, ficamos encharcados, mas fomos brindados por um arco-íris! Daí, seguimos a trilha até o salto Huilo Huilo, menos volumoso, mas bem bonito. De volta, curtir nosso quentinho hotel de conto de fadas.

14/11/15

outra trilha até o museu da Reserva, que estava fechado, a trilha dos javalis, sem javalis (???acho que serviram no jantar) e a dos Veados, com um pequeno bando deles. Pelo menos, hoje, não está chovendo. Ainda fizemos uma caminhada pelos jardins do hotel, podendo observar os alicerces dos prédios, quase todos em madeira. Ficamos imaginando o trabalhão que deve ser, manter tudo isso funcionando. Fê pediu uma pizza no jantar, que veio com toucinho cru; reclamou, levaram a pizza e trouxeram a mesma, agora faltando um pedaço e com o toucinho semi-cru! A desculpa é que tinha acabado a pizza. Na verdade, acho que eles forçam um pouco a barra pra que todos comam do buffet, mais prático para eles e bem mais caro para os hóspedes. Lamentável…

Vejam as fotos: