San Diego, California – EUA

20/05/15

acordamos tranquilamente pois hoje nosso trajeto é curto: até San Diego, a última cidade americana por onde passaremos antes de deixar os EUA. Passamos quase 10 meses viajando pelo Canadá e EUA e acabamos nos acostumando com a tranquilidade, segurança e boas estradas. Por outro lado, com o dólar em alta, nosso custo também ficou maior e é bom voltar à América Latina, onde nosso carcomido real ainda vale um pouco mais. Tudo tem seus prós e contras, hehehe. Temos evitado cidades grandes, mas San Diego é a última cidade antes de cruzar a fronteira, que está a poucos quilômetros. Também parte do Camino Real, a cidade é sede da Marinha americana e tem um porto bem ativo. Nosso hotel é no Gaslamp Quarter, um bairro histórico, mas próximo da orla. Pudemos fazer um check-in mais cedo e fomos dar uma volta por perto e comer algo.

21/05/15

uma das dificuldades que temos em cidades grandes é hotel com estacionamento e quando tem o preço é salgado. Aqui, paramos em um estacionamento a algumas quadras do hotel, por um terço do preço. Como já conhecia San Diego, optamos por passear por aqui e à pé. Logo ao lado, está o PETCo, o ginásio dos Padres, o time de beisebol local. Também o Gaslamp Quarter, com seus prédios históricos, inúmeros bares e muitos mendigos, que ficam com suas placas pedindo. Também fomos a um shopping fazer umas comprinhas de coisas que necessitávamos (sim, porquê supérfluos não têm vez em nossa lista), aproveitei para cortar o cabelo e fomos assistir Mad Max.

22/05/15

fomos passear pela orla, passando pela vilinha histórica, que hoje tem um museu onde era a prisão e muitas lojinhas e restaurantes. Logo em frente está a ilha Coronado, com seu hotel famoso por um filme dos anos 50-60, estrelado por Marilyn Monroe e Toni Curtis, acho que em português era “Quanto mais quente, melhor!”. Pela orla, é bem agradável de se caminhar, com seus jardins, esculturas, lojinhas, marina. Fomos ao USS Midway, um porta aviões que hoje é museu e tem aeronaves de várias épocas, desde a II Guerra, simuladores de voo, filmes sobre as guerras e barcos. E o que achei muito legal, veteranos de guerra, voluntários, que viveram o dia a dia e falam sobre como era a rotina em um navio de guerra. Acabamos passando o dia por lá. Na verdade, este navio ficou pronto poucos dias antes da II Guerra Mundial acabar, mas serviu em outras guerras, como a do Golfo e foi “aposentado” em 1992. E também, é muito interessante ver a evolução tecnológica dos instrumentos de navegação e vôo. Uma grande aula de história.

23/05/15

caminhando, fomos até o Balboa Park, um parque imenso que tem vários museus, jardim botânico, jardins, lugares para eventos, teatros, até um construído como o famoso Globe Theater, na Inglaterra, onde Shakespeare encenava suas peças. Tinha também uma feira com barracas de comidas de vários países, onde almoçamos. Para comer, era sentar debaixo das árvores, ouvindo os vários idiomas dos vizinhos, hehehe. Ah, muitos casais jovens se casam aqui e posam para fotos pelos jardins. E manifestantes protestando contra alimentos transgênicos, seguidos de perto pela polícia, mas sem qualquer tumulto. Aqui nos despedimos dos EUA. E viva a América e viva México, nosso próximo destino!!!

Vejam as fotos: