Telkwa, BC, Canada

14/09/2014

Hoje o dia amanheceu com uma densa neblina. Descemos pra nosso café da manhã e haviam mais dois hóspedes, a caminho das Haida Gwaii Islands, um conjunto de ilhas só acessíveis por balsa ou avião. Tínhamos pensado em ir até lá, mas precisaríamos de pelo menos uma semana e acabamos desistindo. Nos despedimos de nossos anfitriões e, ao sairmos, no jardim da casa em frente, uma mãe e dois filhotes de veado estavam fazendo a festa, comendo a grama e flores, hehehe. Um pouco á frente o nevoeiro foi se dissipando e apareceu um céu azul, sem niuvens. Passamos por Port Edward, para conhecermos o North Pacific Cannery Museum, onde antes havia a mais antiga fábrica de salmões enlatados, iniciada em 1889 e que funcionou até 1972. No início, o processo era todo manual, sendo que 75% dos empregados eram dos primeiros povos, e que trabalhavam até 12 horas por dia, inclusive crianças. Na década de 20 o processo passou a ser industrializado e exportavam até para o Japão. Ainda tem algumas máquinas funcionando! A fábrica é construida sobre palafitas, a uns 7 m acima do nível do rio Skeena, pois a maré variava em até uns 5 m. A costa noroeste do Canadá tem uma das maiores variações de maré, que pode chegar a até 8 m em alguns períodos. Seguimos pela estrada, com o rio Skeena á direita e a estrada de ferro e montanhas á esquerda, com a maré baixa e muitos lagos pelo caminho. Passando Terrace, estrada ladeada de coníferas, dia lindo com céu azul e montanhas com geleiras ao fundo. Chegamos á nossa cabana e fomos recebidos pelo Wayne. O local é lindo, á beira de um lago (mais um dos vários que vimos ao longo das estradas). Algumas pessoas estavam passeando de caiaque pelo rio. Eu, peguei meu livro e me sentei, esperando pelo pôr do sol e apreciando o silêncio.

15/09/2014

Acordamos mais tarde e o Fernando resolveu aproveitar o lago e remar um pouco. Eu fiquei só “jacarezando” e lendo meu livro. Aproveitamos para fazer uma comida caseira: arroz, feijão, bife e salada. Delícia!!! Final do dia, a família do Wayne se reuniu com amigos para um “churrasco” á beira do lago. Carpe diem!!!!