Brantley Lake – Novo México

29/06/2014

Chegamos no KOA (Kampground of America) Carlsbad, um local para camping, RVs e cabanas, a algumas milhas do Parque Nacional das Cavernas de Carlsbad, um sistema de umas 80 cavernas conhecidas, com várias formações diferentes, nas montanhas Guadalupe. Ficamos na cabana, rústica, mas bem equipada, inclusive com ar condicionado. E dezenas de motorhomes ao redor…. Como o parque fica aberto até as 8hs da noite, resolvemos ir hoje mesmo, para ver também a saída dos morcegos das cavernas, ao final do dia. Aproveitei para comprar o passe anual dos parques nacionais, que dá direito a entrada em todos os parques nacionais por um ano, para até 4 adultos. Como esperamos visitar muitos parques, vale a pena. Tem várias opções de passeio disponíveis, inclusive para cadeirantes, dependendo do dia, e algumas tem que fazer reserva antes. Como estávamos com as crianças, resolvemos fazer a mais tranquila, que visita os principais salões e descendo de elevador os 228 metros. Aproximadamente uma hora e meia de caminhada, iniciando pelo Big Room, que como diz o nome é um amplo salão, com varias estalactites, estalagmites, colunas, drapeados, etc, passando pelo salão da Rainha, o do Rei , o dos Drapeados. Cada um maior e mais lindo que o outro. Pode-se entrar pela entrada natural, que é junto á caverna dos morcegos, por um corredor subterrâneo, que desce por quase 2 km até o Big Room. Tem até uma lanchonete no fundo da caverna. Comemos algo por lá mesmo e fomos ao anfiteatro , uma arquibancada ao ar livre, na boca da caverna, esperar a saída dos morcegos. Eram quase 9 hs quando começaram a sair, em bandos de 20 a 40. São morcegos migratórios, sem cauda, chamados mexicanos ou brasileiros e a população da caverna é estimada em algumas centenas de milhares. Ficamos observando por um tempo, até escurecer e voltamos pra nossa cabana. Ah, próximo daqui está Roswell, a cidade dos ETs, onde diz-se ter corpos de ET guardados em uma área do exército. Não vimos nenhum….

30/06/2014

Acordamos cedo para tentar chegar no White Sands National Park, uma área de dunas brancas, imensa. Quando chegamos, tivemos que esperar pois esta área também é usada para teste de mísseis, o que estava acontecendo naquele momento. Acabado o teste, o parque foi reaberto. Felizmente, pode-se fazer o trajeto de carro e foi o que fizemos, parando para observar as raras plantas que sobrevivem no local. Várias famílias, com crianças, com pranchas para descer as dunas. Céu estupidamente azul e sol refletindo na areia branca, a perder de vista. Um pouco mais fresco hoje, 38 graus, hehehe. Ficamos brincando com as crianças por lá, mas subir e descer as dunas era um big esforço devido ao calor bravo. Para repor as energias, paramos no Buffalo Wild Wings para comer as famosas asas de frango. Fernando resolver pedir uma bem apimentada. Fui provar e quase caiu minha língua, de tanta pimenta. Ele, bravamente, comeu todas!!! Preferi compartilhar a das crianças. Final de tarde fomos ao lago, no fundo do hotel e observamos várias pegadas de animais: gambá, passaros e umas grandes, que me pareceram de algum urso??? De volta á cabana, uma big aranha caranguejeira, calmamente caminhando pelo jardim.

01/07/2014

Nossos companheiros nos deixaram hoje, de volta á sua casa. Já estamos com saudades…. Fomos ao Brantley Lake State Park, mas o lago está muito baixo e havia pouca gente por lá. Têm toda a infra para camping e piqueniques. Sequer tinha alguém no Centro de Visitantes, que no entanto, estava aberto e instruções para pagar a entrada e colocar o selo no carro. Nada como estar no primeiro mundo!!! Seguimos as instruções e descemos até a beira do lago, onde vimos uns poucos pássaros e a vegetação bem seca. Sinais de acampamentos anteriores, mas tudo muito limpo. Vimos um bando de “roadrunner“, sabe, o bip-bip do desenho animado. Mas, não conseguimos fotografar, pois como bem sabido, eles são muito rápidos e se mandaram. De volta á nossa cabana com ar condicionado, aproveitamos para baixar as (milhares) fotos e atualizar o site. Final de tarde, ouvimos o uivo de coyotes e fomos brindados com um lindo pôr-do-sol. Amanhã, rumo á Santa Fé, ainda no Novo México.