São Miguel das Missões – RS

05/02/2014

Manhã gasta em resolver pendencias burocráticas, banco, etc. E claro, um banhinho na Cherry, que estava imunda. Ficou linda, graças ao Paulo do Byg Lavagem e Estacionamento, que caprichou.
On the road  again, rumando para São Miguel das Missões. Chegamos final de tarde, com um calor de 39°, sol a pino, sem nuvens. Estamos na Pousada das Missões, ao lado do sítio arqueológico de São Miguel. À noite fomos assistir ao show de som e luzes no local, que conta um pouco da história das missões jesuíticas no Brasil.

06/02/2014

Saímos para ver as ruínas de São Miguel logo cedo, mas o sol já estava rachando!! A catedral impressiona pelo tamanho. Devia ser magnífica em seu apogeu, com todos os adornos. Foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Em seguida fomos visitar o Ponto de Memória Missioneira, iniciativa do Sr Valter Braga, um morador local, com participação da população local e parceria do IPHAN, IBRAM e Município,vem repatriando, resgatando, preservando e divulgando a história missioneira, Na casa onde mora construiu um pequeno museu, com inúmeras peças de várias épocas. E nos dá uma aula da cultura local, como por exemplo:
– Tatarandês –sistema de comunicação usado entre as difere tes missões, que aqui consistia numa tocha alimentada com gordura  animal e levado ao janelão superior da fachada da igreja e podis ser visto na missão de São Lourenço, que repassava para a de São jão e assim por diante. Usavam de um a dez tochas e cada número tinha um significado: chamar o pagé, presença de inimigos, festa, etc.

07/02/2014

São Miguel das Missões – fomos logo pela manhã visitar outros sítios arqueológicos da região: São João Batista e São Lourenço. Infelizmente o que sobrou foram só ruínas. Mas algo que nos impressionou foram as árvores (figueiras) que cresceram no local, carregando consigo as pedras das construções locais, incrustradas em suas raízes e troncos.
Alguns destes trechos foram em estradas de terra e a Cherry se comportou muito bem.
Sorry, Jim, but it’s a “she” for me….

Depois fomos á Santo Ângelo, com sua bela catedral reconstruída por 3 vezes desde a época das reduções – www.rotamissoes.com.br.

E o calor continua bravo!!!
Retornamos a São Miguel e fomos comer um lanchinho leve e muito líquido, na padaria e confeitaria da Carla, um lugar muito agradável, com bom atendimento, boa comida e ar condicionado, rsrsrsrs.
De volta á pousada (que faz parte do Hostelling International) piscina e alongamento para enfrentar a estrada no dia seguinte.

08/02/2014

De volta á estrada rumo à Sant’anna do Livramento, já na fronteira com o Uruguai que cruzaremos amanhã.
Chegamos e atualizar o site e procurar algo para comer.