Buenos Aires – Argentina

11/12/15

rumo a Buenos Aires, nossa última parada antes de voltar ao Brasil. Hoje paramos para pernoite em Bahia Blanca.

12/12/15

seguimos pela RN3 até Buenos Aires, a capital da Argentina e denominada como a “Paris das Américas”, com seus edifícios em estilo vitoriano, inúmeras praças e parques e seus museus; é um dos principais destinos turísticos do mundo. Havia muito que não estávamos em uma cidade grande, com seu trânsito carregado, avenidas largas. Dirigimo-nos ao centro, passando pelo obelisco da avenida 9 de Julio, até nosso hotel, próximo à calle Florida e às Galerias Pacífico. Apesar de estar no centro, o hotel é moderno e muito cômodo. Encostamos a Cherry e fomos caminhar pela famosa calle Florida, com suas lojas diversificadas, atualmente um tanto vazias. Fomos abordados várias vezes por vendedores que, quando vêem que somos brasileiros, vão logo dizendo que os brasileiros já não compram mais como antes. A esperança é que o novo presidente eleito da Argentina, saia do populismo e impulsione a economia. Infelizmente, nós, brasileiros, não teremos a mesma sorte! O que vemos é a nossa economia afundando e com ela nosso poder de compra e esperança de melhores dias. Chegamos às Galerias Pacífico, já em pleno clima de Natal e com uns poucos brazucas por lá.

13/12/15

desta vez deixamos os museus para trás e fomos caminhando até Puerto Madero, às margens do rio da Prata, onde funcionava o porto da cidade até o início do século 20, quando foi construído o Puerto Novo, que opera até hoje. A área entrou em declínio, até que no início dos anos 90, um plano ambicioso de revitalização foi elaborado e houve um investimento estrangeiro maciço que regenerou a paisagem urbana, havendo a reciclagem e recuperação dos armazéns do lado oeste que tornaram-se elegantes residências, escritórios, lofts, universidades privadas, hotéis de luxo e restaurantes. O bairro foi reconstruído a partir de projetos de arquitetos de renome, como Santiago Calatrava e Phillippe Starck, dentre outros. É um dos projetos de renovação urbana mais bem sucedidos do mundo, feito em menos de duas décadas. Abriga alguns dos maiores arranha céus argentinos, além de diversos monumentos, como a Puente de la Mujer, linda, do arquiteto espanhol Santiago Calatrava e a Fragata Presidente Sarmiento, o primeiro navio da Argentina que atualmente é utilizado como museu. Caminhar por lá é uma delícia, com seus calçadões em meio à areas verdes e vários cafés. Com um calor abrasador, uma paradinha para um sorvete é obrigatória. Mais tarde, para comemorar a proximidade do Brasil, almoçamos numa típica “churrascaria” argentina, comendo a excelente carne local acompanhada de um bom vinho. Ainda, caminhamos pela Plaza de Mayo, passando pela Casa Rosada, onde vive o presidente da Argentina, e claro, paramos para ver um show de tango, na rua.