Cajamarca – Peru

06/10/15

Rumando para o Sul, vamos para Cajamarca, capital do mesmo estado, e um dos últimos bastiões dos Incas. É também famosa por seu carnaval e por sua produção de leite. Mais 8 longas horas de estrada, chegando a mais de 3500m de altitude e num zig-zag bravo, passando por povoados modorrentos e outros com milhares de tuk-tuks e trânsito caótico. Para chegar no centro da cidade, descemos por ruelas tortuosas, disputando espaço com pedestres e tuk-tuks. Digamos que não é assim, uma cidade bonita. Mas, sua Plaza de Armas é considerada uma das mais bonitas do Peru, com suas duas igrejas. O que nos trouxe aqui foram suas belezas naturais e históricas, como Cumbemayo, Fraillones, Baños del Inca e Ventanillas de Otuzco. Foi aqui que o Inca Atahualpa foi capturado em 1532 por Pizarro, ficou preso por um ano e executado, apesar de ter pago uma imensa fortuna em ouro e prata, para sua liberdade. Como estamos a 2750 m, sentimos um pouco a altitude: um maior cansaço para caminhar, uma dorzinha de cabeça leve. O importante é se hidratar bem e comer menores porçõe e mais vezes. Aos poucos, vamos nos aclimatando.

07/10/15

ficamos em dúvida se pegaríamos um guia, mas acabamos optando por irmos sós. Traçamos nosso caminho no GPS e lá fomos nós, por uma estrada de terra sacolejante, rumo ao Complexo de Cumbemayo, a 21 km daqui e altitude de 3600m. O destaque é para um aqueduto, construído por uma civilização pré-incaica, 1500 AC, com uns 8 km, que captava água de precipitações. Descoberto em 1937, acredita-se que tinha uma função cerimonial, de culto à água, durante vários séculos, pois havia água em abundância nos arredores. Tem alguns petroglifos, como o do Último Inca, o Incapaz, e uma grande pedra redonda, com topo plano, provavelmente usada como mesa de sacrifícios. Aí também estão Los Fraillones, formações de rocha vulcânica que lembram frades e várias outras formas, O Castelo, Elefante, Mãos, que podem ser apreciadas caminhando-se entre elas. Pode-se caminhar por horas por esta “Floresta de Pedras”. Como por um túnel estreito e claustrofóbico, por onde nos esprememos para sair do outro lado. De volta à cidade, demos mais uma volta pela plaza de armas, comemos e descansar um pouco

08/10/15

hoje fomos visitar as Ventanillas de Otuzco, situadas a uns 8 km de Cajamarca. É uma necrópole, de uma civilização pré-incaica, consistindo de vários nichos escavados na rocha vulcânica. Têm uma abertura quadrada ou retangular, de uns 60 cm, mas podem chegar a 10 m de profundidade, individuais ou com vários salões. Inicialmente, eram esculpidas em linha e a posição indicava o status social do falecido, tendo sido encontradas múmias em posição fetal. Devido à ação do tempo, algumas partes vêm se soltando e outras desmoronando. Na volta, demos uma passada pelo povoado de Baños del Inca, com suas várias piscinas termais, ricas em minerais, usadas desde o tempo dos Incas, com fins medicinais. Diz-se que aqui, Atahualpa vinha se recuperar de suas batalhas e se encontrava descansando aqui quando foi avisado da chegada dos espanhóis ao império inca.

Vejam as fotos: