San Gerado de Dota, Trogon Lodge – Costa Rica

08/08/15

de volta à montanha, cruzando as montanhas de Talamanca, chegamos aos 3300m, de onde se avista o vale do rio Savegre, por entre as densas nuvens. Nosso destino é San Gerardo de Dota e o Parque Nacional Los Quetzales. Sim, ainda queremos uma visão melhor desse pássaro. Saímos dos 36oC e chegamos com 13oC. Não existe um povoado, mas algumas casas e vários lodges. No vale vivem umas 150 pessoas, a maioria aparentada e que toca negócios familiares. O vale também é famoso por suas trutas. Nosso hotel é bem legal, com jardins bem cuidados e muito verde, a uns 2500m de altitude. Clima alpino. Além do frio, uma chuva fina, pra chatear. Pegamos um mapa com as várias trilhas do próprio hotel e, aproveitando que a chuva parou, fui fazer uma das trilhas, com muito verde, rios, cachoeiras. Fui até o Mirador, com vista para as copas das árvores, daí peguei outra trilha, até o alto, mas a neblina começou a baixar e não se enxergava muita coisa. Não sei se pela chuva, frio, neblina, mas não vi animais e raros pássaros. Ficamos pelo bar do hotel e, dormir.

09/08/15

logo cedo, fui fazer outra trilha,na esperança de ver mais alguns pássaros, e, quem sabe, um quetzal, que não apareceu. Tomamos o café da manhã e fomos fazer as trilhas do hotel, e depois, fomos até o Café Kawaha, para almoçar e, logo que chegamos, a garçonete: “ O pessoal tá olhando um quetzal ali atrás”. Pegamos nossas câmaras e lá estava ele, lindo e bem perto! Ficamos um bom tempo observando-o e quase esquecemos da comida. Mas, bateu a fome e comemos, claro, truta, que por sinal, estava muito boa. Estávamos na dúvida se faríamos um passeio com guia para ver o quetzal, mas depois de hoje, acho que vamos economizar esta grana. Difícilmente vamos ver algum mais de perto e por tanto tempo. De volta ao bar do hotel, baixar fotos, programar os próximos passos. Nosso aquecedor do quarto não está funcionando bem, apaga toda hora. Chamamos o pessoal para acender por 2 vezes, apagou de noite e passamos o maior frio!

10/08/15

com o tempo fechado, também desistimos de ir até o parque Los Quetzales e resolvemos fazer uma trilha até umas cachoeiras, aqui no vale mesmo. Paramos o carro ao lado de uma “fazenda” de trutas e seguimos pela mata, margeando o rio Savegre. Mas daí a pouco, começou a chover e como estávamos com a câmara grande, o Fê resolveu voltar pro carro, pra não ter risco de danificá-la. Eu segui na chuva mesmo e logo à frente estava a primeira cachoeira, que cai em meio a pedras e uma parte, dentro de uma gruta. Bem legal. Mais 1 km por uma trilha muito irregualr, com escadas de ferro em alguns trechos, deslizes em outros, uma ponte pênsil bem precária e chega-se à outra, mais alta e gelada. É só pra olhar pois a água deve estar uns 10o C. Resolvemos subir um pouco pela estrada e paramos num restaurante bem simples, aqueles de caminhoneiro, mas com boa comida, um bom prato de arroz, feijão, e carne com batata cozida. Quase como em casa, hehehe. Hoje pedimos um aquecedor elétrico, pois chovendo, a temperatura deve estar abaixo dos 10o C.

Vejam as fotos: