Monteverde – Costa Rica

04/08/15

nosso trajeto é de uns 130 km, mas muita construção nas estradas, com desvios, caminhões e um bom trajeto de rípio e pedreira, mesmo. Ainda bem que temos pneus novos, hehehe. Vamos subindo a serra de Tilarán, com muito verde e vistas do Golfo de Nicoya, no Pacífico, ao fundo. E, à medida que vamos subindo, a temperatura cai dos 35o para os 24o C. Nosso B&B fica próximo a Santa Elena, o centro de Monteverde, onde está a Reserva Biológica Bosque Nuboso e várias outras reservas, onde esperamos conseguir ver alguns dos famosos sapos coloridos da Costa Rica e também o quetzal, um pássaro raro, muito bonito e símbolo da Costa Rica. Fomos a um restaurante almoçar e, coincidência, outro casal de brasileiros, a Cristiane e Victor, que estão de férias por aqui. E o Victor nos deu uma boa dica de um programa de mapas: Beonroad.com, que tem mapas rodoviários de todo o mundo e, melhor ainda, de graça. Vamos testar! Demos uma volta pelo minúsculo centro de Santa Helena e voltamos pro hotel, com uma chuvinha fina e frio…

05/08/15

lá vamos nós em busca do quetzal: um pássaro de plumagem verde brilhante, e, segundo dizem, não muito fácil de se avistar. Acabamos indo à Reserva Curi-Cancha, mais próxima e menor e onde existem alguns quetzais “residentes”. Entrada a US$14/pessoa e mais US$30 para o guia. Dispensamos o guia, pegamos o mapa das várias trilhas e, logo na entrada, a uns 100m, vimos várias pessoas paradas, com binóculos apontados e lá estava ele, meio escondido/camuflado no meio das folhas, mas ao longe. Com o binóculo deu pra ver melhor a plumagem verde, azul, preta e o peito avermelhado. Conseguimos umas fotos, mas com gostinho de quero mais. Enfim, passamos o dia todo por lá, fizemos todas as trilhas, ainda vimos umas cotias, macacos, quatis, uma cobra e vários pássaros. Saindo da última trilha resolvemos voltar onde tínhamos visto o quetzal pela manhã e fomos recompensados: vimos mais 3, que ficaram voando por ali e, melhor, sem ninguém por perto fazendo muvuca. Realmente, é um pássaro muito bonito! Valeu a pena.