San juan del Sur – Nicaragua

30/07/15

pegamos a balsa das 9hs de volta ao continente e seguimos em direção `a San Juan del Sur, uma praia badalada daqui. A cidade é bem simples, mas com alguns hotéis e restaurantes à beira-mar. Ficamos num hotel em estilo inglês, de frente para a praia. Na verdade, as praias mais legais ficam afastadas do centro, mas nossa intenção maior é ver a desova das tartarugas, apesar de ser ainda cedo. Demos uma caminhada na praia, comemos num dos restaurantes dali e fomos nos informar sobre o lugar de ver as tartarugas. Claro, sempre querem nos vender um pacote, porque o acesso é difícil, pode ser perigoso, etc, etc e que no caso custaria US$40/pessoa. Mas, como já tínhamos pesquisado, há um santuário na praia La Flor, a uns 20km daqui. Assim, traçamos o trajeto no Google Earth e lá fomos nós, já de noite. Sim, pois as tartarugas colocam seus ovos à noite. Sem muita dificuldade e por uma estrada melhor que muitas por onde já passamos, chegamos ao local: US$3/pessoa, com acesso à praia. Como não é ainda a época da “arribada”, quando até 100 tartarugas por dia chegam por aqui e eles têm o projeto de proteção, sempre tem filhotes para serem soltos. Assim, à medida que as pessoas vão chegando, eles levam os filhotes e soltam na praia e pudemos acompanhar os bichinhos cairem no mar. Mas, de cada 100, apenas 1 vai sobreviver. Ainda ficamos um bom tempo por lá, na esperança de que aparecesse alguma mamãe, mas não tivemos sorte. Só nos resta continuar tentando!