El Cuco – El Salvador

20/07/15

seguindo o roteiro do Renê, seguimos para Berlin salvadorenha, antiga Àgua Caliente, uma cidadezinha com uma simpática pracinha, onde paramos pra tomar um café e que tem águas termais, mas que acabamos não visitando. Seguimos para Alegría, onde está a Laguna Alegría, também na cratera de um vulcão. A lagoa tem um tom verde esmeralda e está “encolhendo”, com boa parte da cratera com fendas por onde saem gases, parte tomada por vegetação e uma argila que se passa na pele e que, como disse o Renê, “deja la piel como nalga de bebê”. E, de fato, vimos algumas pessoas cavando e pegando a argila. Só não vi o resultado, hehehe. Aqui também está a escultura de uma sereia, que dizem “puxa” os homens para o fundo da lagoa, suga-os e depois aparecem mortos e todos ressecados. Não seria pela presença do enxofre e outros minerais na água? Depois de um trecho de terra, voltamos `a estrada e logo chegamos a nosso destino, a praia El Cuco. Nosso hostal, Tortuga Verde, é pé na areia e me lembrou Canoa Quebrada, nos anos oitenta: quartos espartanos, mas com ar e banheiro privado, redes por todo lado, uma piscina e internet vacilante. Tem também quartos coletivos, com banheiro partilhado. Sentamos na barraca pra comer, peixe, boa comida a preço justo. Nos disseram que têm um projeto de preservação de tartarugas verdes e que iriam soltar alguns filhotes no mar hoje, mas falhou. As luzes da barraca são vermelhas, para não espantar as tartarugas que vem desovar na praia.

21/07/15

acordei com a claridade e resolvi caminhar na praia, curtindo minhas músicas no ipod. Me senti caminhando em casa, na Costa do Sol. Saudades… a praia tem areia escura e muitos troncos espalhados. Ah, e vacas também, andando calmamente pela praia. Mas caminhei uns bons quilômetros, voltei e entrei no mar, que estava morno. Como gosto, hehehe. Acordei o Fê e fomos tomar nosso café da manhã, olhando o mar. Vida dura! Tem várias pessoas que vêm passar o dia aqui, aproveitando a praia, as redes, a piscina, a comida. Trabalhar um pouco pois estamos com tudo atrasado, pela correria e pela falta de internet. Apesar da expectativa, nenhuma tartaruga arribou por aqui e tampouco soltaram filhotes no mar. A época de desova é mais para o meio de agosto em diante…

22/07/15

mesma rotina de ontem: caminhar na praia, comer, trabalhar um pouco. E se preparar para mais uma, não duas, fronteiras amanhã, que dizem ser a pior: Honduras. Dessa vez vamos passar direto e parar na Nicarágua.

Vejam as fotos: