Cartagena – Colombia

29/04/2014

De novo na estrada, em direção á Cartagena de Índias, no norte da Colômbia. Chegamos no meio da tarde e fomos caminhando até a cidade amuralhada e seguimos pelas suas vielas e praças. Parece que voltamos no tempo, exceto pela presença de muitos estudantes de uniforme. Fundada em 1533 pelo espanhol Dom Pedro de Heredia, Cartagena já foi o porto mais importante da América. É a principal cidade colonial da Colômbia, tendo á sua volta uma muralha de uns 10 km, construída na época da colonização para espantar inimigos interessados no rico comércio daquela área. Do porto local partiam navios carregados de ouro, em direção á Espanha. É possível caminhar pela muralha e, sem dúvida, obter os melhores cenários para fotos. De cima da muralha se vê, de um lado todo o mar do Caribe e a parte moderna da cidade; do outro, está o bairro histórico e suas casinhas coloridas, tipicamente espanholas, com varandas repletas de flores. Entre seus monumentos mais conhecidos, está o Castelo San Felipe de Barajas, uma fortaleza militar construída em 1536 que já foi a maior do continente americano e fica no alto de uma colina. Também famosos são a Igreja e Convento de San Pedro Clave, santo conhecido como “o apóstolo dos escravos” por ter dedicado sua vida à defesa dos negros que chegaram à região no período colonial; o Palácio da Inquisição, no qual é possível visitar antigas prisões e câmaras de tortura da época em que funcionava como Tribunal do Santo Ofício; e as muitas e agradáveis praças, algumas com esculturas como a plaza de San Domingos, que tem uma das gordinhas de Botero, que é colombiano. Também tem uma das casas de Gabriel Garcia Marques. Nosso hotel, Cabreomar, fica fora da muralha, mas bem perto. É novo e próximo do mar e fomos muito bem recebidos pelos Jimmy, que é o proprietário.

30/04/2014

Logo pela manhã já fizemos contato com o despachante e combinamos para sexta-feira encontrá-lo, para checar a documentação, que o Fernando já tinha enviado. Desta vez parece que as coisas estão andando. Também conhecemos um casal de Ubatuba, Eliza e José Antonio, que como nós, gostam de viajar. Ficamos trocando histórias de viagens, o que é muito legal. Cartagena é muito quente nesta época, apesar da brisa que sopra do mar. Novamente fomos caminhando até a cidade histórica, passamos pelo Mercado de Artesanato, mas não compramos nada, apesar de terem coisas muito bonitas. Boa parte dos casarões restaurados é ocupada por hotéis, pra todos os gostos (mas sem estacionamento), bares, restaurantes, lojas. Muitas joalherias de peças com esmeraldas, pelas quais a Colombia também é famosa.
01/05/14 – feriado aqui também, acordamos mais tarde e fomos com a Cherry até um shopping. Comemos algo, batemos perna um pouco e ouvimos um pouco de salsa, pois havia uma banda tocando no local. Aproveitamos para dar uma geral na Cherry, já preparando-a para o embarque no container e no navio para o Panamá.

02/05/2014

Fernando saiu cedo para se encontrar com os despachantes, Luis Ernesto e Sonia, da Enlace Caribe Ltda (www.enlacecaribe.com). Aproveitei para baixar fotos, atualizar o blog, no terraço do hotel, vendo o mar do Caribe. Ele voltou por volta das 14hs, com ótimas notícias: vamos dividir o container com uma familia francesa que está indo pro Canadá (isto reduz o custo) e na segunda-feira deve levar o carro para inspeção e embarque no container. Fomos procurar uma lavanderia, pois tínhamos alguns quilos de roupa suja. Eis que somos parados pela polícia de trânsito. O guarda pediu os documentos e, claro, não estávamos com eles! Passaporte do Fernando (que estava dirigindo), carteira de habilitação e documento do carro, estavam no hotel pois tínhamos separado para levar na aduana. Aí, o guarda começou com a velha história, de que ele devia apreender o carro, que tínhamos pelo menos 4 infrações e pediu pra eu acompanhá-lo??? Fui com ele até uma tendinha onde estava o “chefe” e a mesma lorota. Aí, o Fernando também já tinha ido até lá e eles disseram que se pagássemos uma multa para ele, nos liberava. Nos fizemos de desentendidos e falei que ia pegar um táxi e ir até o hotel pegar os documentos. Eles tentaram impedir, mas dei uma de louca, parei um táxi e me mandei, deixando meu pobre marido de refém. O motorista de taxi me disse que se tem até 45 minutos para apresentar os documentos. Em menos de 20 minutos eu estava de volta com os documentos. Ainda tentaram nos achacar, fizemos o guarda dizer claramente que queria propina, fizemos cara de consternados, e deixei escapar que então podíamos ir á chefatura de polícia para pagar as multas e que iria ligar para um advogado. O chefe amaciou e falou pro outro: “ Vai, libera, eles não estão acostumados com isso”, kkkk. Rapidamente, pegamos nossos documentos e nos mandamos. Tenho horror a pagar propina e incentivar este tipo de atitude!!! Vá trabalhar, cara!!!

03/05/2014

Fomos novamente á cidade velha, batemos pernas e almoçamos por lá. Hoje resolvemos ir ao Habana Café, no bairro Getsemani, o bairro boemio, para ver e ouvir um pouco de salsa. Chegamos antes das 20 hs e ainda estava fechado. Fomos comer alguma coisa ali perto e quando demos fé, já era quase meia-noite. Getsemani é o bairro boemio daqui, com muitos becos escuros, cortiços, mas também bares, danceterias e albergues. Passamos em frente ao Habana, mas agora tinha fila e resolvemos voltar pro hotel.

04/05/2014

Fomos á Playa Blanca, uns 10 km daqui. Antes só era possível ir por balsa, mas há algumas semanas foi inaugurada uma ponte, o que facilitou o acesso. Resultado: sabe Praia Grande, no carnaval? Parece vazia comparada com o que encontramos aqui. Zilhões de pessoas!!! Nós postamos um filminho que representa com detalhe como a praia estava lotada. Fomos andando para o canto e conseguimos achar uma area mais vazia. Isto porque tinha muita pedra no mar e era dificil entrar. Eles montam barracas com cadeiras e cobram de 10 a 20 US$ para você usar. Achamos meio exorbitante e andamos até achar um bar na beira da praia, da Española (sabe a tia do tapa na pantera?), e fomos atendidos pela própria. Ela é de Barcelona e está há 35 anos vivendo ali. Além do bar tem umas cabanas e área para camping. Tudo simples, mas extremamente limpo. É ela e o companheiro, para atender. Comemos um peixe com arroz de coco e salada, muito bom e bebidinhas. E o melhor, com preço justo. O chato é que tem montes de vendedores, de comidas a artesanatos, além das persistentes massagistas. Já imaginou fazer uma massagem bem oleosa, na areia, num calor do cão? Nem queira. E o preço? US$25 dólares, por 10 minutos. Se já não sou muito fã de massagem, na areia então…. Sem contar os barcos superlotados que chegam dos passeios pelas ilhas. Mas, o mar é aquele azul do Caribe, calmo, e a água é morna. Meio da tarde, pegamos a Cherry e rumamos para Cartagena. Ficamos imaginando quando todos resolvessem sair da praia no fim do dia. Agora é separar uma mala pequena pros próximos dias e ajeitar as coisas no carro.

05/05/2014

Hoje é o grande dia. Fernando saiu cedo com a Cherry, rumo á aduana. Fiquei dando uma olhada nas opções de transporte para o Panamá. Pensamos em ir de barco, como sugeriram nossos amigos dos 1000dias, passando uns dias em San Blas, um arquipélago lindo próximo á costa panamenha. Mas nos disseram que é época de furacões. Assim, achamos melhor ir de avião mesmo. Quem sabe na volta… Lá pelas 16 horas, Fernando está de volta, com a missão cumprida! Cherry embarcada no container, amarrada e lacrada, após baixar todas as malas e ser revistada por dentro e por fora, inclusive por um cão farejador. O navio deve partir em 09/05/14 chegando a Colón, no Panamá, em 11/05/14. Uhuhuhh!!!
Por esta companhia, os navios para o Panamá partem todas as quintas e sextas feiras.
O processo para transporte foi o seguinte:

1) Alguns dias antes a empresa elabora um contrato de prestação de serviços e também uma especie de procuração para o despachante tratar dos trâmites aduaneiros, reserva do container e vaga no navio. Com o documento assinado, deve-se ir a Notaria (Cartorio). Alí, você assina de novo o documento e registra a digital do seu dedo direito (se voce tiver é claro). A partir daí todo documento que você assinar deverá estar acompanhado de sua digital…

2) 3 dias antes do embarque deve se apresentar no porto com o carro para colocá-lo dentro do container. Alí fomos apresentados ao Sr. Hélio da Evergreen, que nos acompanhou durante todo o processo, descrito a seguir:

a.inspeção e inventario do veículo onde todos os detalhes como riscos, amassadinhos, danos, etc; são anotados e um documento de inspeção deverá ser assinado por você (impressão digital também) e pelo técnico responsável. Tempo: 2h00

b.Concluída esta etapa, você leva o carro para um outro páteo para inpeção da polícia anti-narcóticos. Alí tudo que estiver dentro do carro deve ser removido. O Sr. Hélio alertou-nos para ter cuidado com nossos pertences durante a inspeção da polícia. Com tudo fora do carro, inclusive o pneu reserva, o policial inspeciona tudo dentro do carro e depois todas as malas, minuciosamente. Na sequencia, o carro e as malas são submetidas ao cão farejador. Após liberação da polícia, voce pode montar o seu carro. Tempo 3h45

c.Carro montado, nos dirigimos para outro pateo para coloca-lo dentro do container. O risco de não ter espaço lateral para a abertura das portas é muito grande, que foi o que aconteceu. Nestes casos a solução é sair pela janela. Com o carro dentro do container, os pneus são calçados com cunhas e cada roda é amarrada de forma reversa: a direita é amarrada em um ponto à esquerda e a esquerda é amarrada em um ponto a direita. As cordas tem contato direto com os pneus e neste ponto deve haver uma proteção, pois a corda poderá cortar os pneus durante o transporte. Em nosso caso, infelizmente só foi detectado que tal proteção não havia sido instalada depois de todo o trabalho ter sido concluido. O que fazer? Refazer; e assim foi feito. Tempo 1h45

d.Com o carro amarrado, o container é inspecionado pela polícia anti-narcóticos e fechado. Nós colocamos o nosso lacre, devidamente numerado e a polícia põe o deles. Tempo: 45 minutos

06/05/2014

Passagem e hotel comprados para a cidade do Panamá. Amanhã vamos passar da América do Sul Para a América Central. E com a presença de amigas, o que torna tudo ainda melhor. Fizemos 2 malas de mão e as mochilas com laptops e cameras fotográficas para levarmos. Aproveitamos nossa última noite em Cartagena para jantar com os novos amigos, Eliza e José. Já estamos com saudades….. Nestes quase cem dias de viagem, conhecemos muitos lugares, deixamos outros por conhecer (quem sabe na volta), provamos da amabilidade e calor latinos, fizemos novos amigos, encontramos vários outlanders, tivemos uns poucos problemas ( o que nos ajuda a ficar mais tolerantes e também mais safos) e uma incômoda sensação de que todos os países da América do Sul estão se desenvolvendo e apenas “o maior do mundo”, como eles se referem ao Brasil, está regredindo. Muito triste. Mas, apesar disso, nosso saldo é extremamente positivo. América Central aí vamos nós!!!