Lima – Peru

29/03/2014

Chegamos a Lima e fomos para Miraflores, onde estava nosso flat. Que na verdade era um apartamento, com 3 quartos, novinho, bem decorado, no centro de Miraflores e com fácil acesso ao centro de Lima, por carro ou transporte público. A proprietária, Patricia (phermozap@gmail.com), nos recebeu super bem. Fomos caminhando até o Parque Kennedy , com seus jardins floridos e descemos até o Larco Mar, um shopping a céu aberto, no topo do rochedo com vista para o mar e a orla abaixo. Comemos algo por lá mesmo e na volta, compramos espigas de choclo, um milho tamanho família, típico daqui, que comemos cozido. Delicia!!

30/03/2014

Como era domingo, a avenida Arequipa estava fechada, e as pessoas a usam para andar de bike, patins, caminhada, corrida. Fomos á pé, á Huaca Pucllana, conjunto de ruinas pré-incaicas, bem ao lado do nosso ap. Huaca é um lugar cerimonial, sagrado e o Peru tem várias delas, de diferentes civilizações pré- Incas. Cultuava-se vários deuses, geralmente ligados á natureza, e para aplacá-los em tempos de fúria, eram feitos sacrifícios humanos. Caminhamos um pouco entre as árvores e pegamos um táxi e fomos para o centro de Lima. Passamos pela Plaza de Armas com sua Catedral , reconstruída sobre onde um dia houve um templo ao deus Puma; o Palácio do Governo, construído onde antes houve a casa de Pizarro e antes, construções Incas. Assistimos á troca da guarda: 5 rapazes que são rendidos por outros, periodicamente. Almoçamos no Cordano, um bar tradicional do centro, com boa comida a preços razoáveis. Em seguida fomos á Igreja e mosteiro de San Francisco, sobrevivente á vários terremotos, com estilo mouro, bem interessante e suas catacumbas claustrofóbicas, com milhares de ossos, alguns dispostos como uma mandala, por um senso estético meio nefasto de alguém. Tem também uma biblioteca com milhares de livros antigos, alguns com iluminuras lindas, mas que estão se deteriorando e já não podem ser manipulados pois se desmancham. Que lástima! Ainda, no refeitório tem uma pintura da Sanata Ceia. Detalhe: o prato principal da ceia é o cuy (porquinho da India, típico desta região). Lima tem também mansões do inicio do século 20, algumas transformadas em museus, mas poucas são abertas para visitação. Voltamos de metro, que na verdade é um corredor de ônibus, que funciona muito bem. Aproveitamos o restinho do dia para atualizar fotos, site e dormir cedo pra pegar a estrada amanhã.